Servidores do Rio de Janeiro continuam com dificuldades na hora de receber o 13° salário. Desde o fim de 2019 o governo estadual vem enfrentando um embate com seus funcionários graças ao atraso do pagamento do benefício. Como forma de remediar a situação, o governador Wilson Witzel informou que em 2020 a liberação parcial aconteceria no mês de aniversário dos trabalhadores, entretanto, aqueles nascidos no mês de janeiro ainda não foram contemplados com a quantia.
A nova medida, divulgada no fim de 2019, reformula o pagamento que deixará de ser entre julho e dezembro. Agora, os servidores receberão 50% da valor total nos meses em que nasceram e os demais 50% a partir de novembro.
Veja também: IPVA RJ 2020 começa e valor pode ser reduzido; saiba como
Isso significa, por exemplo, que os aniversariantes de novembro e dezembro poderão receber a quantia do 13° salário por inteiro. Porém, já nesse primeiro mês o calendário não foi cumprido, gerando uma desconfiança por parte dos servidores.
Segundo a Casa Civil, o governo vai regulamentar o pagamento por meio de um decreto publicado até a próxima semana.
Pronunciamento do governo sobre o 13° salário
Questionado sobre os atrasos, Witzel informou que sabe dá insatisfação dos trabalhadores e que está fazendo o possível para reajustar a situação da forma mais eficiente possível. Segundo o governador, há entraves nos cofres públicos que estão dificultando a liberação.
Ele ainda diz imaginar o “sentimento de tristeza, para dizer o mínimo, de revolta de ter sido enganado”. E se comprometeu a não permitir que situações como essa aconteçam de novo. Witzel mencionou que a melhora em sua gestão se trataria de um “compromisso com Deus”.
“Porque eu também sou servidor público. A minha vida inteira fui servidor público. Eu não sei ser outra coisa na vida que não servidor público. Mas um servidor público que está comprometido com a população”, afirmou.
O governador informou também que o presidente da Câmara de Deputados, Rodrigo Maia, irá liberar cerca de R$ 40 milhões para o programa Segurança Presente. O dinheiro será utilizado para a ampliação do programa para municípios do interior que precisem de atenção.