Com o avanço da vacinação no Brasil, alguns estados já anunciaram a volta às aulas presenciais. A retomada deve acontecer de fora gradual e obedecendo os protocolos estabelecidos.
Após diversos debates, a volta às aulas presenciais avança em alguns estados brasileiros já nesse segundo semestre de 2021.
De acordo com a presidente do Conselho Nacional de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, a aula remota pode acentuar as desigualdades sociais, o que faz com que a volta das atividades presenciais aconteçam o mais rápido possível.
“Sabemos que nosso sistema de ensino é muito desigual, a maioria das escolas não está tendo atividade online por falta de estrutura e dificuldade de acesso de professores e alunos; 85% da educação básica brasileira é pública. Pesquisas apontam que as desigualdades aumentaram e muito [com o fechamento das escolas]. É preciso utilizar recursos do Fust [Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações] para ampliar o acesso à internet. Tem de haver uma política nacional, o que não temos, e uma articulação dos três níveis de governo, federal, estadual e municipal”, afirmou a presidente.
Volta às aulas presenciais no Brasil
Vários estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, vão retomar as suas atividades presenciais no segundo semestre desse ano; confira.
Bahia – Aulas semipresenciais a partir da próxima segunda-feira, 26.
Sergipe – Retorno autorizado a partir de 17 de agosto.
Alagoas – Retorno híbrido em 16 de agosto.
Mato Grosso Do Sul – Rede estadual retomas as atividades em 2 de agosto.
Mato Grosso – Retorno em 2 de agosto.
Pará – A rede estadual retorna em 2 de agosto, as escolas da rede municipal em setembro.
Amapá – Aulas voltam em 2 de agosto.
Goiás – Sem dia definido, mas as aulas retornarão no mês de agosto.
Maranhão – Sistema híbrido a partir de 2 de agosto.
Rio Grande Do Norte – A retomada começou na última segunda-feira, 19.
Distrito Federal – Aulas presenciais a partir de 17 de agosto
Rondônia – A partir de 9 de agosto.
Santa Catarina, Amapá, Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul já iniciaram a volta às aulas presenciais.
Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .