Na segunda-feira (12), o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) divulgou a lista dos 3 mil selecionados para o programa CNH Social. Aqueles que estiverem com o nome na lista devem realizar a sua matrícula.
Quem não se inscrever dentro do prazo perderá a vaga, que será disponibilizada para uma lista de segunda chamada.
Até quando posso fazer a matrícula?
Os selecionados têm até o dia 27 de julho para fazer a matrícula no site do Detran. Após a inscrição, é necessário entregar a documentação solicitada até o dia 12 de agosto no Detran ou Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).
O que é o CNH Social?
O programa CNH Social é um programa para que as pessoas de baixa renda possam ter formação e serem sensibilizadas sobre a importância da proteção da vida no trânsito. Além de capacitação a partir da obtenção de uma carteira de motorista, com vistas ao mercado de trabalho..
Quais as gratuidades oferecidas pelo Programa?
Os selecionados ficam isentos de pagar:
- aos exames de aptidão física, mental e psicológica e toxicológico, quando exigido;
- às taxas de obtenção da CNH, inclusão ou alteração de categoria e para emissão do documento
- à realização dos cursos teórico-técnico e de prática de direção veicular, bem
- como as aulas ministradas em simulador de direção veicular, quando exigido
- inerentes à realização de provas teóricas e práticas;
- à renovação da CNH.
Cronograma
- 27/07 – Prazo final para realização da matrícula online.
- 12/08 – Prazo final para entrega da documentação.
- 18/08 – Data prevista para divulgação da segunda chamada.
Quem pode se inscrever?
Na modalidade Estudantil do programa CNH Social, podem se candidatar jovens de 18 a 25 anos que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede pública estadual de Goiás. Um dos critérios de desempate será a nota média apurada pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás.
Para as categorias Urbana e Rural poderão concorrer moradores de cidades e da zona rural, respectivamente. É necessário que os candidatos saibam ler e escrever, ter idade igual ou superior a 18 anos e atender aos critérios determinados pelo Código Brasileiro de Trânsito e pela Lei Estadual 20.834/2020.
Além disso, os candidatos não podem ter praticado, nos últimos 12 meses que antecedem à inscrição, infração de trânsito de natureza gravíssima, grave ou ser reincidente em média.
A lista que contará o nome dos classificados dentro do limite de vagas tem previsão de ser publicada no início da segunda quinzena de julho, exclusivamente no site do Detran-GO.