Governo de São Paulo anuncia regras para a concessão do vale gás. Criado com o objetivo de auxiliar as famílias carentes afetadas pela covid-19, o benefício passará a ser liberado com um valor de R$ 100 a partir do mês de julho. Seu cadastramento já está disponível na internet e a previsão é de que cerca de 100 mil casas sejam contempladas. Entenda como participar.
O Vale Gás acaba de ter suas regras de inclusão liberadas. De acordo com o anuncio divulgado pelo governo do estado de São Paulo, a concessão ocorrerá exclusivamente para os cidadãos que tiverem uma renda mensal familiar de até R$ 178.
É preciso que o titular esteja devidamente registrado no Cadastro Único, representando todos os familiares que moram em sua mesma residência. Cada sujeito deve comprovar ter um fluxo financeiro inferior a quantia determinada acima, sob possibilidade de desligamento.
Por fim, o governo anunciou também que não é permitido ser cadastrado no Bolsa Família e será necessário ainda comprovar o endereço em comunidades ou favelas localizadas nas cidades abaixo:
Municípios contemplados pelo Vale Gás:
- Americana, Amparo, Atibaia
- Bananal, Barueri, Bauru, Bertioga, Biritiba-Mirim, Botucatu
- Caçapava, Caieiras, Cajamar, Campinas,Campo Limpo Paulista, Campos do Jordão, Capivari, Caraquatatuba, Carapicuíba, Cordeirópolis, Cotia, Cruzeiro, Cubatão
- Diadema
- Embu das Artes
- Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha
- Guaratinguetá, Guarujá, Guatulhos
- Hortolândia
- Ibirarema, Ibiúna, Ilhabela, Itapecerica da Serram, Itapevi, Itaquaquecetuba, Itirapina, Itu
- Jacareí, Jandira, Jundiaí
- Lorena
- Mairinque, Mairiporã, Marília, Mauá, Mogi das Cruzes
- Osasco
- Pederneiras, Peruíbe, Piracicaba, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Praia Grande
- Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Rio Claro, Rio Grande da Serra
- Salto, Santa Cruz do Rio Pardo, Santana de Parnaíba, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, São Paulo, São Pedro, São Roque, São Sebastião, São Vicente, Sorocaba, Sumaré, Suzano
- Tabatinga, Taboão da Serra, Tatuí, Tremembé
- Ubatuba
- Várzea Paulista, Votorantim
Procedimento de consulta
A gestão estadual informou ainda que estará com um site disponível para consulta. Os interessados em acompanhar a inclusão no projeto devem acessar a página www.valegas.sp.gov.br, informando o NIS (Número de Informação Social).
É possível também ter acesso as mesmas informações através da plataforma do Bolsa do Povo, utilizando a mesma documentação exigida acima.