Na terça-feira (1), o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) divulgou uma lista com as vagas suplentes da primeira fase do programa CNH Social 2021.
Assim, os candidatos que estavam inscritos e não foram selecionados na primeira lista. A lista dos selecionados pode ser acessada no site do Detran: www.detran.es.gov.br.
Ao todo, serão convocados cerca de 373 candidatos suplentes para obter a primeira habilitação, adicionar ou mudar categoria de forma totalmente gratuita. Eles devem respeitar os prazos de matrícula e das demais etapas do processo de habilitação.
O diretor geral do Detran do Espírito Santo, Givaldo Vieira, disse:
“Com a convocação da lista de suplentes, conseguiremos preencher as vagas remanescentes com vistas ao aumento da efetividade do programa CNH Social. Isso é importante, porque abre oportunidade para beneficiar mais candidatos e possibilita aproveitar ao máximo as vagas disponibilizadas no programa. Assim como a inscrição, a matrícula é on-line e todo o processo respeita às medidas de segurança, sem colocar em risco candidatos, credenciados, examinadores e servidores. Os selecionados devem ficar atentos aos prazos para que possam concluir o benefício e obter a CNH”.
Essas vagas disponíveis na lista de suplentes são as que não foram preenchidas pelos candidatos selecionados na primeira lista. Devido ao não cumprimento dos prazos estabelecidos para o andamento do processo de habilitação, e que foram desclassificados.
Como se matricular nas vagas da CNH Social?
Os candidatos que estiverem selecionados devem obedecer os prazos de abertura e conclusão das etapas do processo de Habilitação.
A partir da publicação da lista de suplentes (1° de junho), o candidato terá 15 dias para realizar a matrícula on-line no site www.detran.es.gov.br, na aba ‘CNH Social’.
O candidato deverá preencher os requisitos solicitados para ter acesso à informação de em qual Centro de Formação de Condutor (CFC) realizará a abertura do seu processo de habilitação, junto ao Sistema RENACH, bem como os documentos necessários que deverá providenciar.
Seleção
Na sua 1ª fase foram disponibilizadas cerca de 3 mil vagas, que atraíram mais de 59.064 interessados em obter de forma totalmente gratuita a Primeira Habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro), fazer a mudança de categoria para D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta) ou para a adição de categoria A ou B.
A seleção é feita de forma eletrônica, de acordo com os critérios estabelecidos pelo programa, que consideram, com base nos dados informados pelo cidadão no Cadastro Único:
A menor renda per capita, maior número de componentes no grupo familiar, candidatos com Ensino Fundamental completo, beneficiário do Bolsa Família e data e hora de inscrição.
Entre os candidatos que se declararam Pessoa com Deficiência (PCD), poderão ser contemplados somente aqueles cuja deficiência não impeça a obtenção da CNH, na forma da legislação de trânsito vigente.