Um comunicado feito pelo governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania) na última segunda-feira, 31, alertou quanto à possibilidade de toda a população paraibana ser vacinada contra a Covid-19 até o mês de outubro. Ele disse que se esta promessa realmente puder ser cumprida, será primordial para a retomada da economia em um patamar aceitável, junto à geração de novos postos de trabalho.
A garantia foi dada após o Ministério da Saúde decidir ampliar a vacinação contra a Covid-19 para todos os públicos. A medida abrange todos os Estados e municípios brasileiros.
Os quais devem organizar o esquema de vacinação de acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI) em conformidade com as frequentes deliberações da pasta federal.
Desta forma, o esquema vacinal precisa estar devidamente preparado para imunizar não somente os grupos prioritários, como também, os demais adultos com idade entre 18 a 59 anos. A vacinação desta faixa etária acontecerá gradativamente na ordem decrescente, ou seja, dos mais velhos para os mais novos.
Foi então que a Secretaria de Estado da Saúde de Paraíba (SES-PB) anunciou ontem, 31, que a imunização do público com a idade mencionada terá início ainda nesta semana em algumas cidades do Estado da Paraíba.
Essas pessoas serão atendidas assim que os municípios concluírem a imunização contra a Covid-19 dos profissionais da educação junto a alguns grupos prioritários que ainda estão sendo atendidos. Como é o caso das pessoas com comorbidades, deficiências, grávidas e puérperas.
No grupo de trabalhadores da educação deverá ser seguida a seguinte ordem de prioridade: creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA. E na sequência, os trabalhadores da educação do ensino superior, sempre priorizando os trabalhadores envolvidos na educação dos indivíduos mais jovens.
Profissionais que atuam no setor administrativo, dentro das secretarias estadual e municipais de educação, também serão contemplados nesta etapa.
A Secretaria afirmou que já existem cidades que realmente conseguirão iniciar a imunização de adultos entre 18 a 59 anos esta semana. Isso porque, tendo em vista que um dos atuais grupos amparados tem sido o de profissionais da educação, sobretudo, a educação básica, otimizando todo o processo.
De acordo com o Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Medeiros, o avanço na campanha de vacinação contra a Covid-19 na Paraíba diante da imunização do público geral será possível após a promessa de recebimento de um novo lote da Pfizer.
A farmacêutica garantiu que irá disponibilizar doses extras por, pelo menos, três vezes na semana. “Há uma previsão de muitas doses da Pfizer, então iniciaremos a vacinação na quinta ou sexta-feira”, concluiu.