O Estado de Goiás está distribuindo o cartão alimentação de R$ 30,00 para os estudantes matriculados na rede estadual de ensino. O benefício é cumulativo e pode ser usado nos estabelecimentos credenciados à bandeira do cartão.
O cartão alimentação é destinado para a compra de itens alimentícios. Portanto, tem como propósito contribuir para a alimentação dos estudantes do Estado de Goiás. Essa é uma maneira de garantir os nutrientes necessários para o desenvolvimento físico e mental.
Atualmente, o Estado de Goiás possui 530 mil estudantes matriculados na rede estadual de ensino e que estão aptos a receber o cartão alimentação. O benefício substitui os cestas de alimentos que estavam sendo entregues nas escolas estaduais.
A primeira proposta do governo de Goiás é pagar o benefício de R$ 30 por três meses. Sendo assim, os pais ou responsáveis pelos estudantes matriculados irão receber o crédito entre os meses de maio, junho e julho.
O valor é depósito no cartão todos os meses e não possui prazo para ser utilizado. A entrega dos cartões alimentação está acontecendo nas escolas estaduais. O governo iniciou a entrega no dia 19 de maio.
A Secretaria de Estado da Educação informou que os estudantes que estão com os dados desatualizados não irão receber o cartão. Porém, basta realizar a atualização das informações para ter direito ao benefício.
Até o momento já foram entregues 49 mil cartões só na capital de Goiás, Goiânia. Os outros municípios do Estado irão receber os cartões nos próximos dias. Dessa maneira, poderá dar início a distribuição.
O benefício visa repassar o valor destinado à merenda escolar. Isso ocorre devido á falta de aula presencial, por causa da pandemia de Covid-19. Dessa maneira, desde o ano passado, o Estado realiza a entrega de Kits alimentação, como forma de ajudar as famílias no fornecimento de alimento aos filhos.
O governo de Goiás afirma que o cartão tem como objetivo disponibilizar autonomia as famílias. Com isso, esses podem escolher os produtos necessários para a alimentação dos estudantes e para a participação das aulas remotas.
A entrega funciona de forma escalonada para que não haja aglomerações. Sendo assim, as escolas entram em contato com os pais ou responsáveis para informar a data e horário de entrega do cartão. O cartão é cadastrado no CPF do responsável pelo estudante.