Foi liberado na última segunda-feira, 24, a consulta ao primeiro lote da restituição do IR 2021. Os contribuintes devem acessar o site da Receita Federal para conferir se a declaração do Imposto de Renda foi liberada.
Após acessar o portal, basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, selecionar a opção “Consultar Restituição”. O procedimento também permite a verificação sobre possíveis pendências capazes de travar a restituição, é o caso da malha fina.
Na circunstância de qualquer inconsistência identificada, basta que o contribuinte envie uma declaração retificadora, com o objetivo de corrigir as pendências. Vale mencionar que pelo aplicativo do Meu Imposto de Renda também é possível consultar antigas declarações do IR.
Enquanto isso, a Receita Federal decidiu manter o calendário de pagamentos dos lotes de restituição do IR, mesmo diante da prorrogação no prazo para o envio da declaração do imposto.
Desta forma, nota-se que a liberação dos lotes de restituição acontecerá durante o envio das declarações, enquanto a data do crédito foi alterada para o último dia útil do mês.
Calendário de pagamentos da restituição do IR 2021
Ressaltando que a restituição do IR será paga através de cinco lotes, seguindo o mesmo padrão do Imposto de Renda de 2020. Observe o calendário a seguir:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 30 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
A previsão apresentada pela Receita Federal visa concluir os pagamentos da restituição do IR até o mês de setembro.
“Esse é o maior lote já pago pela Receita Federal, tanto em valor quanto em quantidade de contemplados. O crédito bancário para 3.446.038 contribuintes será feito em 31 de maio, totalizando o valor de R$ 6 bilhões”, disse o órgão em nota.
É preciso mencionar que nem todos os contribuintes têm direito ao primeiro lote da restituição do IR. Isso porque, a primeira fase é destinada a um grupo específico com a seguinte composição:
- Idosos acima de 80 anos;
- Contribuintes entre 60 e 79 anos;
- Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave – como Parkinson e cardiopatia grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Na oportunidade, a Receita Federal informou que cerca de 263.914 contribuintes não prioritários receberão o primeiro lote da restituição do Imposto de Renda.
Para isso, é preciso que tenham enviado corretamente as declarações referentes a exercícios anteriores, como do ano de 2019, por exemplo, até o dia 28 de fevereiro de 2021.