Governo Bolsonaro anuncia pacote de benefícios para caminhoneiros

Estreitando alianças políticas, presidente Jair Bolsonaro anuncia pacote para beneficiar caminhoneiros. Na última semana, os ministérios da Economia e da Infraestrutura trabalharam para fechar a pasta do ‘Gigantes do Asfalto’. Trata-se de um projeto que objetiva liberar uma série de auxílios para os motoristas de caminhão em todo o país. Conheça mais detalhes.

Governo Bolsonaro anuncia pacote de benefícios para caminhoneiros (Foto: Alan Santos)
Governo Bolsonaro anuncia pacote de benefícios para caminhoneiros (Foto: Alan Santos)

Com o preço da gasolina acima de R$ 5, Bolsonaro vem sendo pressionado pelos caminhoneiros no que diz respeito as medidas de contenção da crise econômica brasileira.

Diante disso, sua equipe passou a trabalhar para criar um grande pacotaço liberando verba para essa classe trabalhadora.

Sobre os gigantes do asfalto

A proposta ainda está em construção, mas objetiva criar uma espécie de voucher que amenize os efeitos do reajuste do diesel. Além disso, o governo deve elaborar novas linhas de crédito especificas para a categoria e instaurar um programa de renovação de frota.

De acordo com informações concedidas pela equipe administrativa do governo, o projeto será dividido entre medidas econômicas e regulatórias, posteriormente implementadas através de MP’s, decretos e portarias.

Até o momento, sabe-se que o ministro da economia, Paulo Guedes, vem dialogando com os caminhoneiros para entender como compensar o preço dos combustíveis.

As ideias em análise preveem a criação de uma espécie de um voucher para a utilização sempre que o combustível oscilar.  O dispositivo funcionará como um cartão de crédito, financiado diretamente pelo governo.

Ainda há um debate sobre a possibilidade de isenta-los dos impostos federais, como o PIS e Cofins. E também de injetar recursos oriundos de royalties da exploração de petróleo para garantir uma maior rotatividade econômica para o grupo.

Por fim, a equipe econômica avalia a possibilidade de criação de linhas de empréstimos com os bancos. Nesse caso, o grupo alvo seriam os donos de postos de gasolinas para poderem ampliar seus negócios durante a crise.

Motivação do projeto

É válido ressaltar que desde o mês de fevereiro, Bolsonaro vem recebendo cobranças e ameaças de possíveis greves por parte dos caminhoneiros. Caso a medida fosse adotada, poderia gerar um novo colapso no país, inviabilizando a entrega de alimentos e até mesmo das vacinas.

Diante do atual clima de instabilidade política e objetivando sua reeleição em 2022, analistas acreditam que o atual presidente venha dialogando com o grupo para reforçar o apoio do mesmo.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.