Publicação recente do INEP deixa em dúvida se a aplicação do ENEM acontece esse ano ou não. O planejamento anual do órgão prevê apenas a preparação para a realização do exame.
Na última terça-feira, 11, uma publicação do Diário Oficial da União (DOU) deixou os leitores, principalmente os vestibulandos, com certa dúvida.
Na publicação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a suas metas para o ano de 2021. No entanto a aplicação do ENEM não consta no documento.
Não tem ENEM 2021?
Entenda melhor o que está acontecendo. No planejamento anual o INEP precisa divulgar todas as ações previstas para serem realizadas pelo instituto até 31 de dezembro de 2021.
Confira abaixo o que consta na Portaria nº 196, de 10 de maio de 2021 sobre o ENEM 2021:
- Metas globais: Planejamento e preparação técnica do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
- Indicador: Percentual de planejamento e preparação técnica do exame;
- Meta prevista: 100%.
Isso quer dizer que o Exame Nacional do Ensino Médio de 2021 tem o planejamento previsto para esse ano, mas a sua aplicação não consta no edital.
Vale lembrar que a edição de 2020 foi aplicada apenas nesse ano, por conta da pandemia. Nessa mesma edição o planejamento divulgado no início de 2020 foi diferente, confira:
- Metas Globais: Exame Nacional do Ensino Médio
- Número de Exames realizados: 1.
Posteriormente o planejamento foi retificado, já que o exame não foi aplicado naquele ano.
Ou seja, isso quer dizer que o ENEM de 2021 pode ter o calendário alterado também. É possível que ele não seja aplicado nesse ano, mas seja estendido para o próximo.
Isenção no ENEM 2021
Mesmo que o exista a possibilidade de aplicação do exame apenas no próximo ano, os estudantes precisam ficar atentos as datas próximas. Isso porque a solicitação da taxa de inscrição começa já na próxima segunda-feira, 17.
O processo de isenção vai acontecer seguindo as datas abaixo:
- 17 a 28 de maio: Período para justificativa de ausência no Enem 2020 e solicitação de isenção;
- 09 de junho: resultado da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa;
- 14 a 18 de junho: recurso sobre a justificativa de ausência e o pedido de isenção da taxa de inscrição;
- 25 de junho: resultado do recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021.
Fique bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR.