Logo do Terra PRODUTOS TERRA
FDR
  • Início
  • Finanças
    • Cartões de crédito
    • Contas Digitais
    • Empréstimos
    • Loterias
  • Impostos
    • IPVA
    • IPTU
    • IRPF
    • IRPJ
  • Direitos e Benefícios
    • Bolsa Família
    • INSS
    • CNH Social
    • Carro & Economia
    • Seguro Desemprego
    • SUS
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé de Meia
  • Renda
    • FGTS
    • PIS PASEP
    • Renda Extra
  • Carreiras
    • Concursos
    • Vagas de Emprego
    • Cursos
    • Vestibulares
  • MEI
  • Contato
    • Sobre
    • Política de privacidade
    • Política de Erros
    • Princípios Editoriais
No Result
View All Result
  • Início
  • Finanças
    • Cartões de crédito
    • Contas Digitais
    • Empréstimos
    • Loterias
  • Impostos
    • IPVA
    • IPTU
    • IRPF
    • IRPJ
  • Direitos e Benefícios
    • Bolsa Família
    • INSS
    • CNH Social
    • Carro & Economia
    • Seguro Desemprego
    • SUS
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé de Meia
  • Renda
    • FGTS
    • PIS PASEP
    • Renda Extra
  • Carreiras
    • Concursos
    • Vagas de Emprego
    • Cursos
    • Vestibulares
  • MEI
  • Contato
    • Sobre
    • Política de privacidade
    • Política de Erros
    • Princípios Editoriais
No Result
View All Result
FDR
No Result
View All Result

20 anos da Lei Maria da Penha: veja o avanço do Brasil contra a violência doméstica

Por mariaclara
12 de agosto de 2026
WhatsApp
Governo Lula convoca 11 milhões de famílias e evita suspensão de benefícios

Ministério faz convocação urgente para 11 milhões de famílias (Imagem: Jeane de Oliveira / FDR)

Na última sexta-feira (70 A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) completou 20 anos como o principal marco legal de proteção às mulheres e prevenção à violência doméstica e familiar no Brasil.

Inspirada na luta da ativista Maria da Penha Maia Fernandes, a legislação passou por atualizações contínuas para acelerar respostas judiciais, ampliar a proteção social e criminalizar novas formas de agressão.

Aumento da rapidez e aperfeiçoamento das Medidas Protetivas de Urgência

Qual a renda máxima por pessoa para ter direito ao Bolsa Família
BOLSA FAMÍLIA 2026
Confira o limite de renda: veja qual é a renda máxima por pessoa para ter direito ao Bolsa Família

SAIBA MAIS →

Dados do Painel Violência contra a Mulher do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) registraram 532.815 movimentações de medidas protetivas no primeiro semestre de 2026.

A resposta da Justiça ganhou agilidade: 85% das primeiras medidas foram concedidas no mesmo dia ou em até 24 horas após o início do processo.

LEIA TAMBÉM: INSS começa a liberar pensão para dependentes de vítimas de feminicídio; saiba o valor

Ampliação de conceitos: Violência vicária e novas formas de agressão

Além da agressão física, as alterações legais passaram a considerar formas não físicas de controle que causam grave sofrimento:

  • Inclusão da Violência Vicária: Incorporada à lei para enquadrar agressões indiretas praticadas contra terceiros com o objetivo de causar sofrimento à mulher;

  • Criação do Crime de Vicaricídio: Tipificação da morte de ascendente, descendente ou dependente com a finalidade de punir, controlar ou causar abalo psicológico à vítima de violência doméstica;

  • Proteção Ampliada: As medidas protetivas abrangem expressamente riscos à integridade física, psicológica, sexual, moral e patrimonial da mulher.

INSS libera nova pensão especial por feminicídio; veja quem recebe (Imagem: Reprodução / Google)

Redes de assistência e responsabilização do agressor

O amparo às vítimas foi reforçado com autonomia concessiva.

Agora as medidas protetivas de urgência podem ser deferidas com base exclusivamente no relato da mulher, sem necessidade prévia de inquérito ou boletim de ocorrência, permanecendo ativas enquanto durar a situação de risco.

Por outro lado, os agressores passaram a responder por penalidades financeiras e educativas, devendo ressarcir despesas médicas do SUS.

Além disso eles também devem participar de programas obrigatórios de recuperação e reeducação, além de ficarem sujeitos ao perdimento do porte e à apreensão de armas de fogo.

20 Anos da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006): Evolução, Marcos Legais e Aperfeiçoamentos (2006–2026)
Eixo Temático de Proteção Mecanismos e Avanços Implementados Dados de Impacto / Estatísticas Legislações e Alterações Chave Status / Categoria
Medidas Protetivas Mais Rápidas e Eficazes
Celeridade e monitoramento
• Concessão baseada na palavra da mulher (sem necessidade de B.O. ou inquérito prévio);
• Tipificação do crime de descumprimento de MP (2018);
• Afastamento imediato do agressor pela autoridade policial (2019);
• Monitoração eletrônica como MP autônoma com alertas em app de segurança para a vítima (2026);
• Agravamento por violação do perímetro de exclusão (2026).
532.815 movimentações em MPs no 1º sem/2026 (CNJ).
85% concedidas no mesmo dia ou em até 1 dia.
Leis nº 13.641/2018, nº 13.827/2019, nº 14.188/2021, nº 14.550/2023, nº 15.383/2026 e nº 15.411/2026. PROTEÇÃO IMEDIATA
Proteção para Reconstruir a Vida
Autonomia e suporte assistencial
• Prioridade de vaga/transferência escolar para filhos/dependentes perto do novo domicílio;
• Manutenção do vínculo empregatício por até 6 meses;
• Concessão de auxílio-aluguel por até 6 meses para mulheres em vulnerabilidade (2023);
• Ressarcimento ao SUS pelo agressor dos custos do atendimento à vítima;
• Apreensão imediata de armas e suspensão do porte do agressor.
Condições materiais para rompimento do ciclo de dependência e abandono do ambiente de risco. Leis nº 13.871/2019, nº 13.880/2019, nº 13.882/2019 e nº 14.674/2023. AMPARO SOCIAL
Reconhecimento de Novas Formas de Violência
Violência psicológica, stalking e vicária
• Tipificação dos crimes de violência psicológica e perseguição/stalking (2021);
• Sigilo do nome da mulher em processos de violência doméstica (2024);
• Incorporação da violência vicária e criação do crime de vicaricídio (morte de dependentes/parentes para causar sofrimento à mulher) (2026).
Ampliação do amparo para agressões não físicas (psicológicas, morais, patrimoniais e indiretas). Leis nº 13.772/2018, nº 14.132/2021, nº 14.188/2021, nº 14.857/2024 e nº 15.384/2026. EXPANSÃO LEGAL
Justiça e Rede de Atendimento Integradas
Articulação e reeducação do agressor
• Restrição da audiência de retratação apenas quando houver pedido expresso e voluntário da vítima;
• Participação obrigatória dos agressores em programas de recuperação e reeducação (2020);
• Compartilhamento de dados de MPs entre Judiciário, MP, Defensoria, Segurança e Assistência Social;
• Proteção estendida a trabalhadoras domésticas em condição análoga à escravidão.
Fortalecimento da resposta estatal coordenada e prevenção da reincidência de agressões. Leis nº 13.984/2020, nº 14.310/2022, nº 14.887/2024, nº 15.380/2026, nº 15.438/2026 e nº 15.455/2026. REDE INTEGRADA
Marco dos 20 Anos (2006–2026) Ao completar 20 anos em 7 de agosto de 2026, a Lei Maria da Penha se consolida como referência internacional. Inspirada na luta de Maria da Penha Maia Fernandes e impulsionada pela CIDH/OEA, a legislação evoluiu para conceder 85% das medidas protetivas em até 24 horas, tipificar o vicaricídio e o stalking, garantir auxílio-aluguel e implementar monitoramento eletrônico com alertas digitais para frear o cenário de violência doméstica no Brasil.
Fonte: Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – Painel Violência contra a Mulher / Legislação Federal Brasileira.

Para acompanhar o desenrolar deste caso e receber alertas da Lei Maria da Penha em tempo real, entre na nossa comunidade oficial do WhatsApp do FDR no link abaixo.

mariaclara

mariaclara

Maria Clara é jornalista formada pela Universidade Federal de Pernambuco. Passei por redações de jornais produzindo notícias para os portais, fiz gerenciamento de redes e já fui a campo como repórter de rua em emissoras de televisão aberta. Instagram: @clarajordao_

  • Sobre nós
  • Privacidade
  • Contato
  • Esforços filantrópicos
  • O site FDR é confiável?
  • Trabalhe Conosco

FDR Finanças, Direitos e Renda | Últimas Notícias

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Início
  • Finanças
    • Cartões de crédito
    • Contas Digitais
    • Empréstimos
    • Loterias
  • Impostos
    • IPVA
    • IPTU
    • IRPF
    • IRPJ
  • Direitos e Benefícios
    • Bolsa Família
    • INSS
    • CNH Social
    • Carro & Economia
    • Seguro Desemprego
    • SUS
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé de Meia
  • Renda
    • FGTS
    • PIS PASEP
    • Renda Extra
  • Carreiras
    • Concursos
    • Vagas de Emprego
    • Cursos
    • Vestibulares
  • MEI
  • Contato
    • Sobre
    • Política de privacidade
    • Política de Erros
    • Princípios Editoriais

FDR Finanças, Direitos e Renda | Últimas Notícias