FDR

Bolsa Família: Prefeitura de Itabuna fará busca ativa para localizar alunos fora da escola

Depois de 29/05, beneficiários do Bolsa Família serão comunicados: fim dos pagamentos

Depois de 29/05, beneficiários do Bolsa Família serão comunicados: fim dos pagamentos

A Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias de Promoção Social e Educação, iniciou uma importante ação de busca ativa nesta quarta-feira, 20 de maio de 2026, na Casa Bolsa Família. O objetivo é identificar mães solo e pessoas com mais de 60 anos que estão fora do ambiente escolar, visando sua matrícula na Educação de Jovens Adultos e Idosos (EJAI) para a conclusão do ensino fundamental.

Este programa oferece um incentivo financeiro de R$ 100 para mães solo e idosos matriculados no EJAI. A iniciativa visa estimular a permanência desses grupos na escola, combatendo o analfabetismo e promovendo a educação continuada. Atualmente, 4.949 pessoas cadastradas na Casa do Bolsa Família se declaram não alfabetizadas.

LEIA TAMBÉM: Bolsa Família: novas regras e valores para 2026

A coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS V), Daniele Santana, já está atuando nas escolas para identificar as beneficiárias, ressaltando a necessidade de manter o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado.

Quem ainda não possui o cadastro deve procurar o CRAS de sua abrangência.

A modalidade EJAI oferece quatro etapas de ensino, cobrindo desde o 1º até o 9º ano do ensino fundamental.

Pessoas sem histórico escolar ou que nunca estudaram também são bem-vindas e podem ser matriculadas para iniciar ou retomar seus estudos.

Para acompanhar o desenrolar deste caso e receber alertas de Bolsa Família em tempo real, entre na nossa comunidade oficial do WhatsApp do FDR no link abaixo.

Sair da versão mobile