SALESóPOLIS, SP — Se você ou alguém da sua família recebe aposentadoria ou pensão, certamente já ouviu que a prova de vida do INSS acabou. Mas será que essa informação é 100% verdadeira? A resposta curta é: a obrigação mudou, mas o procedimento continua existindo.

(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
Neste artigo, vamos desvendar o que realmente mudou em 2026, como o INSS sabe que você está vivo e o que acontece se o sistema falhar.
A Prova de Vida acabou de vez?
Não. O que mudou foi a responsabilidade. Antigamente, o segurado era obrigado a ir ao banco todos os anos para “dar um oi” ao sistema.
Agora, a responsabilidade de comprovar que o beneficiário está vivo é do próprio INSS. O órgão faz isso por meio do cruzamento de dados com outros órgãos públicos.
Como o INSS sabe que eu estou vivo?
O “pente-fino” é tecnológico. O sistema busca registros de atividades que você realizou nos últimos 10 meses após o mês do seu aniversário. Veja o que vale como prova:
- Vacinação: Registros no sistema de saúde.
- Votação: Participação em eleições oficiais.
- Documentação: Renovação de RG, CNH ou Passaporte.
- Saúde: Consultas no SUS ou perícias médicas presenciais.
- Finanças: Empréstimos consignados com biometria ou movimentações bancárias específicas.
- Digital: Acesso ao aplicativo Meu INSS com selo ouro.
Os Riscos de não seguir as regras da prova de vida
Se o INSS não encontrar nenhum desses registros no período de 10 meses, você será notificado a fazer a prova de vida. É aqui que mora o perigo:
- A Notificação: O INSS enviará um aviso pelo aplicativo Meu INSS, Central 135 ou pelos Correios.
- O Prazo: Após a notificação, você terá 60 dias para realizar a prova de vida de forma ativa (pelo aplicativo ou no banco).
- A Suspensão: Se você ignorar o aviso e não realizar o procedimento dentro do prazo, o pagamento do seu benefício pode ser suspenso.
Fique atento: O INSS não bloqueia o pagamento imediatamente sem aviso prévio, mas a falta de atualização dos seus dados de contato pode fazer você perder esse alerta importante.
Curiosidades que você precisa saber
- A “Prova de Vida em Casa”: Cuidado com golpes! O INSS não envia funcionários à sua residência para pedir documentos ou tirar fotos para prova de vida, a menos que seja uma visita técnica agendada por você.
- Aniversário é o marco: O ciclo de verificação sempre começa a contar a partir do mês de aniversário do beneficiário.
- Selo Ouro e Prata: Ter uma conta Gov.br de nível Prata ou Ouro facilita muito, pois permite que você resolva tudo com uma simples “selfie” (reconhecimento facial) no celular.
Como consultar minha situação no INSS em 2026?
Não espere o benefício ser bloqueado. Você pode conferir se sua prova de vida já foi realizada automaticamente:
- Acesse o portal ou aplicativo Meu INSS.
- Busque pela opção “Prova de Vida”.
- O sistema informará a data da última confirmação e se há pendências.

