Isenção total do IPVA em 2026: idosos 60+ entram em nova regra

VITóRIA DA CONQUISTA, BA —

Com o aumento da frota de veículos e o reajuste do valor venal dos carros, muitos motoristas acima de 60 anos buscam formas legais de zerar o imposto. Por isso a isenção do IPVA para idosos tem sido tão debatida.

Embora a idade, por si só, não seja um critério de isenção em todos os estados, uma combinação de leis estaduais e a modalidade PCD (Pessoas com Deficiência) pode garantir o benefício. Confira como funciona a regra em 2026 e se você tem direito a deixar de pagar o boleto este ano.

1. Isenção por Idade: O que diz a lei em 2026?

Diferente do Imposto de Renda, o IPVA é um tributo estadual. Isso significa que cada estado (como SP, RJ, MG, BA) define suas próprias regras.

  • Estados com isenção por idade: Alguns estados brasileiros possuem leis que isentam veículos de propriedade de pessoas acima de 60 ou 65 anos, desde que cumpram requisitos de renda ou valor do carro.
  • Exemplo de SP e MG: Nestes estados, a isenção para idosos geralmente está atrelada ao tempo de fabricação do veículo (carros com mais de 20 anos, por exemplo) ou à condição de saúde (PCD).

2. O Caminho do IPVA PCD para Idosos

A “nova regra” que muitos idosos estão utilizando em 2026 é a isenção via PCD. Com o avanço da idade, é comum o surgimento de patologias que limitam a mobilidade, como artrose grave, problemas na coluna ou sequelas de cirurgias.

  • O que mudou: O teto para isenção de veículos PCD foi atualizado. Em muitos estados, veículos de até R$ 120 mil podem ter isenção parcial ou total do imposto.
  • Condição: O idoso precisa passar por uma perícia médica oficial para comprovar a limitação física que lhe dá o direito ao benefício.

3. Veículos Antigos: Isenção Automática

Para muitos idosos que conservam seus carros há anos, a isenção em 2026 vem pela idade do veículo.

  • 10 anos: Roraima e Rio Grande do Norte.
  • 15 anos: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, entre outros.
  • 20 anos: São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

4. Como solicitar a isenção em 2026?

Então, caso você se enquadre nas regras de PCD ou na legislação específica do seu estado para idosos, o passo a passo é digital:

  1. Acesse o portal da Secretaria da Fazenda (Sefaz) do seu estado.
  2. Procure pela aba “Isenção de IPVA”.
  3. Anexe o laudo médico (se PCD) ou os documentos do veículo (se por tempo de fabricação).
  4. Aguarde a análise, que em 2026 está levando, em média, 30 dias úteis.

Com informações da Lei Federal nº 8.989/1995.

Jamille NovaesJamille Novaes
Jamille Novaes é Bacharel em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e redatora especializada em economia popular, programas sociais e finanças pessoais, com foco em traduzir temas complexos para o dia a dia do brasileiro. Atua na produção de notícias e guias práticos sobre INSS, Bolsa Família, PIS/Pasep, FGTS, Imposto de Renda e oportunidades de renda extra, sempre com base em informações oficiais e atualizações verificadas. 📧Contato editorial: jamillepereira@gridmidia.com