
(Foto: Reprodução)
VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Esta quarta-feira (21) não est´sendo um dia tranquilo para os clientes do banco digital Will Bank. O Banco Central (BC) decretou a liquidação extrajudicial da instituição, que faz parte do conglomerado do Banco Master. A decisão ocorre após graves problemas financeiros e a paralisação do processamento de cartões pela bandeira Mastercard.
Na prática, os usuários encontram o aplicativo “congelado”: é possível visualizar o saldo, o limite e o valor das faturas, mas nenhuma operação de saída — como PIX, transferências ou pagamentos — está sendo concluída.
O que aconteceu com o Will Bank hoje?
A liquidação extrajudicial significa que a instituição foi retirada do sistema financeiro pelo órgão regulador, ou seja, pelo Banco Central. O banco acumulava cerca de R$ 7 bilhões em passivos e enfrentava dificuldades operacionais críticas desde a noite de terça-feira (20).
Com a medida, as atividades foram interrompidas imediatamente para proteger o sistema financeiro, deixando milhares de correntistas com recursos retidos. Ao acessar o app, os clientes estão sendo recebidos com o aviso:
“Devido à liquidação determinada pelo Banco Central, as operações estão suspensas”.
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que o BC decreta a falência de bancos no Brasil, o caso mais recente ocorreu em 2024, entenda.
Meu dinheiro está seguro? Entenda o papel do FGC
A notícia gera preocupação, mas existe uma proteção legal para os correntistas. O saldo mantido em contas e aplicações elegíveis (como CDBs) possui a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
- Dado Específico: O FGC cobre até R$ 250 mil por CPF.
- Ação Necessária: O pagamento não é imediato. Os clientes agora passam a figurar como credores no processo de liquidação. O liquidante nomeado pelo BC apurará os saldos para organizar o cronograma de pagamentos.
- Dica: É recomendável tirar prints dos saldos e extratos disponíveis na tela do app para ter um registro visual, embora a apuração oficial seja feita pelos sistemas bancários.
Fatura do cartão: Como pagar com o app travado?
Justamente os cartões de crédito que mais preocupam os clientes do banco hoje. Até porque a liquidação não perdoa as dívidas. Dessa forma, as faturas do cartão de crédito seguem vencendo e você ainda deve pagar os valores lançados:
- O Risco: O sistema de cobrança permanece ativo. Se a fatura vencer e não for paga, o cliente pode sofrer incidência de juros, multas e até negativação nos órgãos de proteção ao crédito (Serasa/SPC).
- O Problema: Como o dinheiro da conta está bloqueado, não é possível usá-lo para abater a fatura dentro do próprio app.
- Como resolver: O cliente deve buscar o boleto original enviado por e-mail ou entrar em contato com os canais oficiais que o liquidante disponibilizará. Caso não consiga o boleto, a recomendação é documentar (com fotos e prints) a tentativa frustrada de pagamento para futuras contestações de juros.
O que muda para os serviços do banco?
Portanto, com a intervenção do Banco Central, todos os serviços digitais deixam de operar normalmente.
sso significa que sim: estabelecimentos recusaram cartões de crédito e débito desde as primeiras horas do dia, pois a Mastercard interrompeu o processamento das transações da fintech
O FDR continuará acompanhando os prazos de liberação do FGC e trará atualizações assim que o Banco Central definir como os correntistas terão acesso aos seus recursos.

