SALESóPOLIS, SP — Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ficar atentos às mudanças no cronograma de atendimento neste final de janeiro de 2026.

Para compensar uma suspensão programada das atividades presenciais e digitais, o órgão anunciou a abertura de agências em regime de mutirão neste próximo final de semana, nos dias 24 (sábado) e 25 (domingo) de janeiro.
A medida visa antecipar perícias médicas e atendimentos administrativos que estavam originalmente marcados para o período de paralisação, evitando que os beneficiários fiquem desamparados durante a atualização dos sistemas.
Por que o INSS vai fechar?
De acordo com o comunicado oficial, as agências da Previdência Social em todo o país não abrirão nos dias 28, 29 e 30 de janeiro (quarta a sexta-feira).
Além disso, os canais digitais — como o portal e o aplicativo Meu INSS e a Central 135 — ficarão indisponíveis a partir das 19h do dia 27 de janeiro, com previsão de retorno apenas em 31 de janeiro ou 1º de fevereiro.
O motivo da interrupção é uma manutenção geral e modernização dos sistemas geridos pela Dataprev.
Essa atualização é considerada essencial para suportar o aumento de demanda decorrente do reajuste do salário mínimo e garantir maior segurança e estabilidade às plataformas tecnológicas da Previdência.
Como funcionarão os plantões de 24 e 25 de janeiro
Para reduzir os impactos do fechamento, o INSS organizou uma força-tarefa de antecipação dos atendimentos:
- Público-alvo: Principalmente segurados com perícias médicas e avaliações sociais agendadas para os dias de suspensão (28 a 30/01).
- Contato: O órgão está entrando em contato com os segurados via SMS, e-mail ou telefone para informar sobre a antecipação para este sábado ou domingo.
- Reencaixe Garantido: O INSS reforça que, caso o segurado não possa comparecer ao mutirão no final de semana, o reencaixe em um dia útil após a normalização dos sistemas está garantido, sem prejuízo à data de entrada do requerimento (DER).
Orientações aos segurados
Se você tem algum serviço pendente ou agendamento para o final do mês, siga estas recomendações:
- Acesse o “Meu INSS” até o dia 27/01 (19h): Verifique se houve alteração na data do seu atendimento ou se há alguma notificação pendente. Após esse horário, o sistema ficará fora do ar.
- Documentação em mãos: Se for chamado para o mutirão deste fim de semana, leve todos os laudos, exames e documentos de identificação originais.
- Planejamento de pagamentos: Como os sistemas estarão instáveis, consultas a extratos de pagamento e liberação de margem para consignados devem ser feitas preferencialmente antes do início da manutenção.
A abertura extra das agências é uma tentativa de minimizar as filas e garantir que processos urgentes, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o auxílio-incapacidade, não sofram atrasos significativos devido à pausa tecnológica necessária.

