SALESóPOLIS, SP — Muita gente se desespera ao ver um boleto vencendo em um feriado, mas a regra no Brasil é clara e favorável ao consumidor. De acordo com a Febraban e a Lei Federal nº 7.089/83, você não é obrigado a pagar contas em dias que não há expediente bancário nacional.

(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
Se o seu boleto ou conta de consumo vence em uma dessas datas, o pagamento pode ser feito no próximo dia útil, sem qualquer cobrança de juros ou multa por atraso.
O Calendário de “Folga” para o seu Bolso
Confira os 13 feriados nacionais de 2026 onde o vencimento é automaticamente prorrogado:
- 01/01 (Qui): Confraternização Universal
- 16/02 (Seg): Carnaval
- 17/02 (Ter): Carnaval
- 03/04 (Sex): Sexta-Feira da Paixão
- 21/04 (Ter): Tiradentes
- 01/05 (Sex): Dia do Trabalho
- 04/06 (Qui): Corpus Christi
- 07/09 (Seg): Independência do Brasil
- 12/10 (Seg): Nossa Senhora Aparecida
- 02/11 (Seg): Finados
- 15/11 (Dom): Proclamação da República
- 20/11 (Sex): Dia da Consciência Negra
- 25/12 (Sex): Natal
Fique atento: No dia 31 de dezembro (último dia útil do ano), embora não seja feriado, também não há expediente bancário ao público. Portanto, contas que vencem nesta data também podem ser pagas no primeiro dia útil de 2027 sem acréscimos.
Como funciona a compensação bancária nesses dias?
Entender o “ritmo” dos bancos ajuda a evitar sustos com o saldo ou com fornecedores. Veja como o sistema processa os pagamentos:
- A Regra do Dia Útil: Operações de compensação (como boletos e TEDs) só ocorrem em dias úteis. Se você pagar um boleto no sábado ou no feriado de segunda-feira, o banco só começará a processar esse pagamento na terça-feira.
- Prazos de Liquidação: Normalmente, a compensação de boletos segue o padrão D+1 (um dia útil após o pagamento). No entanto, boletos pagos até as 13h30 em dias úteis podem ser compensados no mesmo dia.
- A Exceção do Pix: Diferente dos boletos e TEDs, o Pix funciona 24 horas por dia, inclusive em feriados e finais de semana. A compensação é instantânea, o que o torna a melhor opção para quem tem pressa, mesmo nos dias de folga dos bancos.
- Tributos e Impostos: Cuidado! Impostos (como IPTU, IPVA ou GRU) nem sempre seguem essa regra de prorrogação automática. Muitos já vêm com a data de vencimento ajustada para antes do feriado. Na dúvida, antecipe o pagamento de tributos.

