5 Formas de conseguir pagar menos na faculdade e começar o curso em 2026

SALESóPOLIS, SP — Janeiro é o mês decisivo para quem planeja ingressar no ensino superior. Com o calendário oficial de 2026 já em andamento, as janelas de inscrição para os principais programas de acesso e desconto estão se abrindo. Se o seu objetivo é garantir uma vaga pagando pouco — ou até nada — este é o momento de agir.

bolsa de estudo
5 Formas de conseguir pagar menos na faculdade e começar o curso em 2026
(Foto: I.A)

Sisu e o novo “Pé-de-Meia Licenciaturas”

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) continua sendo a principal porta de entrada para universidades públicas (onde a mensalidade é zero). Para 2026, a grande novidade é a integração com o programa Pé-de-Meia Licenciaturas.

  • Oportunidade: Estudantes que passarem pelo Sisu em cursos de licenciatura (como Pedagogia, Matemática ou História) poderão receber um auxílio de R$ 1.050 mensais.
  • Datas: As inscrições ocorrem de 19 a 23 de janeiro de 2026.
  • Dica de Ouro: Este ano, o Sisu permite usar a melhor nota entre as três últimas edições do Enem (2023, 2024 ou 2025).

ProUni: Bolsas de 50% e 100%

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é focado em instituições privadas. Ele é ideal para quem possui renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo (para bolsas integrais) ou até 3 salários mínimos (para bolsas parciais).

  • Como funciona: A seleção é feita com base na nota do Enem.
  • Previsão: As inscrições devem começar logo após o encerramento do Sisu, por volta do dia 27 de janeiro.

Plataformas de Bolsas Privadas (Quero Bolsa e Educa Mais)

Se você não se encaixa nos critérios de renda do governo ou quer evitar a burocracia federal, as plataformas de marketplace são a solução mais rápida.

  • Vantagem: Oferecem descontos de até 70% a 80% durante todo o curso, sem necessidade de nota do Enem em muitos casos.
  • Acesso: Sites como Quero Bolsa e Educa Mais Brasil já estão com ofertas ativas para o primeiro semestre de 2026.

Fies: Financiamento com Juro Zero

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) não é uma bolsa, mas uma forma de “pagar menos” agora para quitar o curso apenas depois de formado.

  • Perfil: Indicado para quem não conseguiu bolsa integral e precisa de fôlego financeiro. O modelo de “juro zero” é aplicado para candidatos de baixa renda.
  • Calendário: As inscrições estão previstas para o início de fevereiro de 2026.

Provas de Bolsa e Vestibulares de Mérito

Muitas universidades particulares realizam seus próprios concursos de bolsas. Ao atingir uma pontuação alta na prova da própria instituição, o aluno pode garantir descontos agressivos independentemente de programas governamentais.

  • Ação: Verifique o edital de “Vestibular de Mérito” no site da faculdade do seu interesse. Algumas oferecem bolsa 100% para o primeiro colocado de cada curso.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com