Milhões de beneficiários do Bolsa Família estão em risco por conta do CadÚnico

SALESóPOLIS, SP — O ano de 2026 começou com um alerta vermelho para as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Com o aprimoramento do sistema de cruzamento de dados do Governo Federal, qualquer inconsistência, por menor que seja, pode resultar na suspensão imediata do Bolsa Família.

cadúnico
Milhões de beneficiários do Bolsa Família estão em risco por conta do CadÚnico
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A fiscalização pelo Cadastro Único agora é praticamente em tempo real, comparando as informações declaradas no CRAS com bancos de dados da Receita Federal, INSS e do Ministério do Trabalho.

Por que o CadÚnico é o principal motivo de bloqueio?

O Cadastro Único não é apenas uma ficha de inscrição; é o “espelho” da família para o governo. Se o espelho estiver embaçado ou desatualizado, o benefício é cortado. Em 2026, os principais vilões da manutenção do benefício são:

  • Desatualização há mais de 2 anos: Famílias que não renovam os dados no prazo obrigatório entram na lista de exclusão automática.
  • Divergência de Renda: O sistema agora identifica automaticamente se algum membro da família conseguiu um emprego formal ou teve aumento de renda via Pix ou movimentação bancária.
  • Composição Familiar Errada: Omissão de pessoas que moram na casa ou inclusão de quem já saiu (filhos que casaram, por exemplo) gera bloqueio por má-fé.
  • O “Falso” Cadastro Unipessoal: O governo intensificou a busca por pessoas que declaram morar sozinhas para receber o benefício, mas que, na verdade, vivem com outros familiares.

Os 5 Erros que levam à suspensão do Bolsa Família em 2026

Erro Comum Consequência Como Corrigir
CPF Irregular Suspensão sem aviso prévio. Regularizar no site da Receita Federal.
Faltas Escolares Bloqueio após 3 meses de baixa frequência. Justificar faltas na escola e no CRAS.
Vacinação Atrasada Suspensão do benefício. Levar a criança ao posto e atualizar o CadÚnico.
Mudança de Endereço Bloqueio por “família não localizada”. Atualizar o cadastro presencialmente no CRAS.
Renda Acima de R$ 218 Cancelamento ou Regra de Proteção. Declarar a nova renda para evitar multas.

Como saber se o meu benefício está em risco?

O governo utiliza um sistema de alertas por cores e mensagens oficiais. Fique atento aos seguintes canais:

  1. Aplicativo Bolsa Família ou Caixa Tem: Procure por mensagens no extrato de pagamento.
  2. Aplicativo CadÚnico: Se o selo estiver Amarelo (próximo de expirar) ou Vermelho (desatualizado), a atualização é urgente.
  3. SMS do número 29441: Este é o número oficial do Ministério do Desenvolvimento Social para alertas de pendências.

Dica de Ouro: Mesmo que nada tenha mudado na sua vida, se o seu cadastro completou 2 anos, você deve ir ao CRAS para confirmar os dados. A “Atualização por Confirmação” pode ser feita pelo aplicativo se não houver mudanças, mas se houver qualquer alteração de renda ou endereço, a ida presencial é obrigatória.

O que fazer se o benefício for suspenso?

Se o seu pagamento não caiu, o primeiro passo é verificar o motivo no app. Na maioria dos casos, a regularização acontece após a atualização dos dados no CRAS.

Uma vez atualizado e processado (o que pode levar até 45 dias), as parcelas retroativas podem ser liberadas, desde que a família ainda cumpra os requisitos de renda.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com