Calendário do Pé-de-Meia 2026 foi divulgado? Descubra as informações oficiais

Calendário do Pé-de-Meia 2026 foi divulgado? Descubra as informações oficiais
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O programa Pé-de-Meia, a poupança do ensino médio, tornou-se um dos pilares de incentivo à educação no Brasil. Criado para combater a evasão escolar, o programa oferece depósitos mensais e bônus por conclusão e participação em exames para estudantes da rede pública. Com o início do ano letivo de 2026, a expectativa dos beneficiários gira em torno das datas em que os valores cairão na conta.

Para entender como o cronograma será estabelecido, é fundamental observar os critérios do Ministério da Educação (MEC) e como o fluxo de dados entre as escolas e o governo impacta nos pagamentos.

Como funciona a definição das datas de pagamento?

Diferente de outros benefícios sociais com datas fixas anuais, o cronograma do Pé-de-Meia depende diretamente do envio das informações pelas redes de ensino ao MEC. O programa é dividido em diferentes tipos de incentivos:

  • Incentivo-Matrícula: Pago uma vez por ano após a confirmação da matrícula.
  • Incentivo-Frequência: Valor mensal depositado para quem mantém a frequência mínima.
  • Incentivo-Conclusão: Valor acumulado e liberado apenas após a aprovação no ano letivo.
  • Incentivo-Enem: Bônus para estudantes do 3º ano que participam dos dois dias do exame.

Os depósitos são realizados pela Caixa Econômica Federal em contas digitais abertas automaticamente em nome dos estudantes.

A situação atual do Calendário 2026

Até o momento, o Ministério da Educação ainda não divulgou o calendário oficial de pagamentos para 2026. Tradicionalmente, o cronograma é publicado após o período de matrículas e a consolidação dos dados das redes estaduais e municipais de ensino.

O MEC reforça que os estudantes não precisam se inscrever no programa; a seleção é feita cruzando os dados do CadÚnico com as informações de matrícula enviadas pelas escolas. Se você preenche os requisitos, a sua única tarefa é garantir que sua frequência escolar esteja acima de 80% todos os meses.

Quem tem direito ao Pé-de-Meia neste ano?

Para receber os valores em 2026, o estudante deve cumprir as seguintes exigências oficiais:

  1. Estar matriculado no ensino médio de escolas públicas;

  2. Ter entre 14 e 24 anos;

  3. Integrar família beneficiária do Bolsa Família (ou inscrita no CadÚnico);

  4. Possuir CPF ativo.

Os valores podem chegar a R$ 3.000,00 por ano, somando as parcelas mensais de R$ 200,00 e o bônus de poupança ao final de cada série.

Dica de ouro do FDR

Enquanto o calendário oficial de 2026 não é publicado, a melhor forma de acompanhar sua situação é pelo aplicativo Jornada do Estudante. Nele, o MEC atualiza o status de aprovação do aluno e informa se houve algum problema no envio dos dados pela escola. Mantenha também seu Cadastro Único sempre atualizado, pois qualquer divergência nos dados pode pausar os pagamentos.

Você já conferiu se seus dados estão corretos no app Jornada do Estudante para 2026? Comente abaixo se você recebeu todas as parcelas no ano passado e compartilhe este guia com seus colegas de sala!

Jamille NovaesJamille Novaes
Jamille Novaes é Bacharel em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e redatora especializada em economia popular, programas sociais e finanças pessoais, com foco em traduzir temas complexos para o dia a dia do brasileiro. Atua na produção de notícias e guias práticos sobre INSS, Bolsa Família, PIS/Pasep, FGTS, Imposto de Renda e oportunidades de renda extra, sempre com base em informações oficiais e atualizações verificadas. 📧Contato editorial: jamillepereira@gridmidia.com