SiSU 2026: MEC anuncia maior edição da história com 275 mil vagas e mudança no uso das notas do Enem

SiSU 2026: MEC anuncia maior edição da história com 275 mil vagas e mudança no uso
das notas do Enem
(Imagem: Geração/FDR)

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O Ministério da Educação (MEC) publicou o edital oficial do SiSU 2026 (Sistema de Seleção Unificada) e as notícias são históricas para quem busca uma vaga no ensino superior público. Esta será a maior edição do programa, com a oferta de 274,8 mil vagas em mais de 7 mil cursos espalhados por todo o Brasil. Além disso, uma mudança drástica no regulamento permitirá que candidatos utilizem notas de anos anteriores para concorrer.

As inscrições começam no dia 19 de janeiro e o processo será realizado em etapa única, valendo para vagas com início tanto no primeiro quanto no segundo semestre de 2026.

O que mudou? Notas do Enem de 2023 e 2024 agora valem no SiSU

A maior novidade do SiSU 2026 é o aproveitamento das notas. Atualmente, o sistema permitia apenas a nota do Enem mais recente. A partir de agora, o candidato poderá concorrer utilizando o resultado das três últimas edições do Enem (2023, 2024 e 2025).

Como funciona a seleção da nota:

  • O sistema selecionará automaticamente a edição em que o estudante obteve a melhor média ponderada para o curso escolhido.
  • Para participar, o candidato não pode ter tirado zero na redação e não pode ter feito a prova como “treineiro”.
  • Dessa forma, se o seu desempenho em 2024 foi superior ao de 2025, o sistema usará a nota mais alta a seu favor, aumentando suas chances de aprovação.

Cronograma Oficial SiSU 2026

Fique atento às datas para não perder o prazo da maior seleção de vagas públicas do país:

  • Inscrições: 19 a 23 de janeiro de 2026;
  • Resultado da Chamada Regular: 29 de janeiro de 2026;
  • Matrículas dos selecionados: A partir de 2 de fevereiro de 2026;
  • Manifestação de interesse na Lista de Espera: 29 de janeiro a 2 de fevereiro de 2026.

Vagas e Instituições Participantes

Nesta edição, o SiSU alcançou números recordes para ampliar o acesso à educação. Ao todo, são 136 instituições públicas (universidades federais, estaduais e institutos técnicos) que oferecem 7.388 cursos de graduação gratuitos.

Vale lembrar que o candidato pode escolher até duas opções de curso no momento da inscrição. Contudo, é importante verificar no termo de adesão da universidade se a vaga é para o primeiro ou segundo semestre, já que o ingresso será definido pela ordem de classificação e não por escolha do aluno.

Lei de Cotas e Ações Afirmativas

O edital reforça as regras da nova Lei de Cotas. Todos os candidatos inscritos serão classificados primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em primeiro lugar, as vagas reservadas para estudantes de escolas públicas, baixa renda, pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência serão preenchidas apenas se o candidato não atingir a nota para a ampla concorrência, otimizando a ocupação das vagas.

Como se inscrever?

A inscrição é totalmente gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. É necessário ter uma conta Gov.br (nível prata ou ouro) para acessar o sistema.

Dica Extra do FDR:

Com o uso das notas de 2023 e 2024, a concorrência tende a ser mais alta, pois candidatos que já estão na faculdade ou que guardaram boas notas podem tentar novos cursos. Portanto, monitore as notas de corte diariamente durante o período de inscrição para ajustar suas opções.

Gostou dessa novidade? Compartilhe com aquele amigo que fez o Enem nos últimos anos e avise que a nota dele ainda tem valor!

Jamille NovaesJamille Novaes
Jamille Novaes é Bacharel em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e redatora especializada em economia popular, programas sociais e finanças pessoais, com foco em traduzir temas complexos para o dia a dia do brasileiro. Atua na produção de notícias e guias práticos sobre INSS, Bolsa Família, PIS/Pasep, FGTS, Imposto de Renda e oportunidades de renda extra, sempre com base em informações oficiais e atualizações verificadas. 📧Contato editorial: jamillepereira@gridmidia.com