SALESóPOLIS, SP — Recentemente o governo federal anunciou mudanças importantes nas regras da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que podem tornar a CNH Digital gratuita para quem optar pelo formato eletrônico — sem precisar pagar pela versão física do documento.

(Foto: Geração/FDR)
CNH Digital de graça: o que mudou
✔️ A principal novidade é que a CNH passa a ser gratuita apenas em formato digital. Ou seja, se você não quiser a carteira impressa em papel, poderá obter a CNH Digital sem pagar a taxa de emissão cobrada pelos DETRANs estaduais.
✔️ A versão física continuará sendo opcional e paga, com valores variando de estado para estado (por exemplo, em São Paulo a taxa gira em torno de R$122 e em Alagoas cerca de R$144).
📌 Em resumo: quem optar apenas pela CNH Digital não paga pela emissão do documento eletrônico — apenas pelas etapas obrigatórias da habilitação (como exames e provas) se for tirar a primeira habilitação.
Como emitir a CNH Digital gratuitamente passo a passo
-
Tenha uma CNH válida com QR Code
-
A CNH Digital é vinculada ao documento físico que tem o QR Code impresso (geralmente em CNHs emitidas a partir de maio de 2017).
-
-
Baixe o app oficial
-
Instale o aplicativo CNH do Brasil (que substituiu o antigo Carteira Digital de Trânsito) na Google Play ou App Store.
-
-
Faça login com sua conta gov.br
-
Use sua conta gov.br (de preferência já com nível mínimo de segurança) para entrar no app.
-
-
Associe sua habilitação ao app
-
No app, escolha “Adicionar CNH-e” e permita que o sistema reconheça seus dados através do QR Code e da sua CNH impressa. Em alguns casos, também será solicitado o Login Único gov.br e a criação de uma senha de 4 dígitos para acesso futuro.
-
Após a validação, sua CNH Digital estará disponível gratuitamente para download no app — podendo ser apresentada em fiscalizações diretamente no celular.
Dicas e pontos importantes
✅ Não há custo para emitir a CNH Digital — desde que você não peça a versão física.
✅ A versão digital tem validade jurídica igual à física e pode ser usada em fiscalizações de trânsito.
✅ Se você ainda não tem CNH ou está tirando sua primeira habilitação pelo novo sistema, poderá iniciar o processo totalmente digital pelo app CNH do Brasil, que inclui desde o curso teórico gratuito até o acompanhamento das etapas.
❗ Importante: mesmo com a digitalização, algumas etapas como exame médico, provas e coleta de biometria ainda precisam ser feitas presencialmente no Detran, quando for tirar a primeira habilitação ou renovar.

