
(Imagem: Geração/FDR)
VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Estudantes que participam do programa Pé‑de‑Meia agora podem retirar absorventes gratuitamente em farmácias credenciadas, por meio de uma autorização digital gerada no site do programa. A iniciativa é fruto de uma parceria entre os ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS), e é destinada a jovens de baixa renda (14 a 24 anos), matriculados na rede pública de ensino e que são beneficiários do programa Dignidade Menstrual.
Esse benefício visa combater a pobreza menstrual e apoiar a permanência escolar ao garantir acesso fácil e gratuito a produtos de higiene menstrual para estudantes de famílias em situação de vulnerabilidade, contribuindo para a igualdade de condições durante o período escolar.
Quem pode retirar os absorventes?
- Estudantes do programa Pé‑de‑Meia com idade entre 14 e 24 anos;
- Matriculados na rede pública de ensino e que atendem aos critérios do programa Dignidade Menstrual.
Como garantir o seu absorvente grátis
Para garantir a retirada do absorvente gratuito, siga estes passos:
- Acesse a página de consulta do programa Pé-de-Meia no portal oficial do programa;
- Clique no banner do Dignidade Menstrual disponível na página;
- Emita a autorização — ela pode ser impressa ou usada em formato digital;
- Após isso, vá até qualquer farmácia credenciada ao Programa Farmácia Popular;
- Apresente CPF e documento com foto junto à autorização para retirar os absorventes.
A distribuição dos absorventes acontece nas unidades conveniadas ao programa Farmácia Popular, e o estudante pode retirar o produto de forma prática, sem custos.
Sobre o Programa Pé‑de‑Meia
O Pé‑de‑Meia é um programa de incentivo financeiro‑educacional, que visa promover a permanência e a conclusão do ensino médio público no Brasil. Ele oferece uma conta poupança para estudantes que atendem aos requisitos de frequência e desempenho escolar, com o objetivo de reduzir desigualdades e ampliar as oportunidades educacionais.
Esse apoio adicional vem como uma forma de garantir que as estudantes não sejam prejudicadas por questões de acesso à higiene durante o período menstrual, além de contribuir com a permanência delas nas escolas.
Por fim, confira também como retirar os medicamentos da Farmácia Popular.

