SALESóPOLIS, SP — O governo do Paraná anunciou que, a partir de 2026, a alíquota do IPVA para a maior parte da frota será reduzida de 3,5% para 1,9% sobre o valor venal dos veículos — uma queda de cerca de 45%. Com isso, o Paraná passa a ter a menor taxa de IPVA do Brasil.

(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
Para se ter uma ideia do impacto: um carro avaliado em R$ 50 mil, que antes pagava R$ 1.750 de IPVA, passará a pagar apenas R$ 950 em 2026.
A medida beneficia cerca de 3,4 milhões de proprietários — o que corresponde a aproximadamente 83% da frota tributada do Estado.
Além da redução, o governo oferece desconto adicional de 6% para quem pagar à vista. Já para quem optar pelo parcelamento, o imposto poderá ser dividido em até cinco cotas.
Explosão nos emplacamentos de veículos no Paraná
A consequência da desoneração não demorou: entre agosto (quando o anúncio foi feito) e novembro, o número de novos emplacamentos disparou.
Segundo dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), foram contabilizados 229.245 novos emplacamentos — entre veículos novos e trazidos de fora do Estado — um aumento de 29% em relação ao mesmo período de 2024.
Só em novembro de 2025, o Paraná registrou 71.553 emplacamentos, o que equivale a quase 2 carros emplacados por minuto.
Em outubro, já havia sido registrado um crescimento de 52% em relação ao mesmo mês do ano anterior — um salto considerável e claro reflexo da redução do imposto.
Ou seja: a desoneração do IPVA gerou não apenas economia para os proprietários, mas também uma retomada visível do mercado automotivo no Estado.
Motivações do governo e impactos esperados
Segundo a Secretaria da Fazenda do Paraná (SEFA), a diminuição do imposto visa estimular a economia local, dar poder de compra à população e “colocar o Paraná na vitrine da indústria”.
Além disso, com preços mais baixos de IPVA, o Estado espera um “represamento” de veículos que hoje circulam com placas de fora, atraindo esses carros para o registro local — o que pode ampliar ainda mais a base tributável no médio prazo.
Para equilibrar a menor arrecadação, o governo elevou a multa por atraso no pagamento do imposto: passará de 10% para 20%. Além disso, a cobrança de juros de mora e multa diária será mantida na forma tradicional.
O que as mudanças no Paraná significam para o cidadão e para o mercado
- Para quem quer comprar carro: o custo de IPVA mais baixo pode reduzir o custo total de ter um veículo — o que pode tornar a compra mais atraente.
- Para o mercado automotivo: aumento nas vendas, emplacamentos e possível incentivo a crescimento de concessionárias e comércio automotivo no Estado.
- Para o Estado: risco de queda de arrecadação no curto prazo, mas aposta em recuperar parte disso via aumento da base tributável e menor evasão (veículos com placas de outros estados migrando para o Paraná).
- Para a população em geral: possível impacto positivo na economia local — com mais circulação de veículos, maior demanda por serviços, comércio, oficinas, e potencial aquecimento do consumo.

