SALESóPOLIS, SP — O verão 2025/2026 ainda não começou, mas a estação mais quente do ano já desperta expectativas: a partir de 21 de dezembro, os brasileiros devem enfrentar dias mais longos, temperaturas elevadas e aumento das chuvas típicas da época.

(Foto: I.A/Sora)
🌱 Quando começa o verão 2025/2026
- No Brasil (hemisfério Sul), o início da estação Verão 2025/2026 está marcado para 21 de dezembro de 2025, às 12h03 — momento do solstício de verão.
- A estação se estende até 20 de março de 2026.
Portanto: se hoje é início de dezembro, o verão ainda não começou — mas já está logo ali.
☀️ O que muda quando o verão começar
Quando o verão chegar, especialmente em regiões como São Paulo é esperado:
- Dias mais longos — com mais horas de sol.
- Temperaturas mais elevadas — calor que se intensifica à medida que o Sol incide mais diretamente sobre o hemisfério Sul.
- Maior umidade e possibilidade de clima abafado — o calor geralmente vem acompanhado de umidade, deixando o clima mais “pegajoso”.
- Chuvas frequentes, muitas vezes em forma de pancadas no fim da tarde — as chamadas “chuvas de verão”.
- Mudanças rápidas no tempo — o verão também é conhecido por variações abruptas: pode ser um dia de sol e calor intenso seguido de tempestade com vento, granizo ou raios.
📍 Temperaturas e clima esperado
- No verão, as temperaturas médias costumam girar em torno de máximas de ~28 °C. As mínimas raramente caem abaixo de ~18,8 °C.
- A umidade relativa costuma se manter alta — o que contribui para sensação de “calor abafado”.
- Chuvas são comuns: geralmente de 11 a 14 dias de chuva por mês no verão.
🔎 O que observar e se preparar
- Com o aumento da umidade e calor, sensação de “calor + abafamento” será frequente — bom manter hidratação, roupas leves, ventilação/ventilador ou ar-condicionado.
- As chuvas de verão podem aparecer de forma inesperada, especialmente no fim da tarde — guarda-chuva ou capa de chuva serão úteis.
- Atenção às mudanças bruscas de tempo: calor intenso em um momento e chuva/ventos fortes no outro.
- O dia ficará mais longo — mais luz solar, o que favorece atividades externas, lazer, praia, piscina etc.

