
VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O INSS suspendeu novos créditos consignados do Agibank S/A nesta terça-feira (2), por tempo indeterminado, após auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) identificar irregularidades graves nas operações da instituição.
A decisão foi tomada após constatação de práticas lesivas aos beneficiários do INSS, com milhares de contratos averbados sem o consentimento expresso dos aposentados e pensionistas.
Principais irregularidades identificadas no crédito consignado
A auditoria apontou vários achados preocupantes, entre os mais graves:
- Contratos pós-óbito: Foi identificada a assinatura de 1.192 contratos após a morte dos beneficiários, entre 2023 e 2025, incluindo 163 contratos com benefícios já cessados no sistema do INSS.
- Refinanciamento fraudulento: Em um caso específico em Fortaleza (CE), realizaram um refinanciamento não autorizado em 07 de novembro de 2025. Então, isso resultou em R$ 17.073,94 de dívidas não solicitadas, além de um pagamento fraudulento de R$ 17.135,18
- Taxas de juros abaixo do mercado: A auditoria descobriu que o Agibank realizou refinanciamentos com taxas de juros muito abaixo do limite de 1,85% ao mês, com mais de 33.000 contratos com taxas inferiores a 1%, o que indica possível manipulação para evitar o controle de inconsistências no momento da averbação.
O que acontece agora?
A Polícia Federal e a Corregedoria do INSS já acionaram para investigar os casos. Por isso, o Agibank continuará suspenso até que apurem os fatos e façam as devidas correções. Portanto, durante o processo administrativo, assegurarão o direito à ampla defesa e ao contraditório.
O que os beneficiários devem saber sobre a suspensão do crédito consignado?
Se você é beneficiário do INSS e tem algum vínculo com o Agibank, fique atento. A suspensão é temporária, mas é importante verificar se o seu contrato está regularizado. Caso tenha dúvidas ou identifique irregularidades, procure a Corregedoria do INSS ou o Agibank para obter mais informações.
Além disso, confira quando será a última rodada de pagamentos do INSS em 2025.

