O que muda com retirada de taxa de 40% sobre exportação do Brasil aos EUA?

SALESóPOLIS, SP — O governo dos Estados Unidos, por meio de uma ordem executiva assinada pelo presidente Donald Trump, anunciou a retirada da tarifa adicional de 40% sobre a importação de alguns produtos brasileiros, principalmente do setor agropecuário.

trump
O que muda com retirada de taxa de 40% sobre exportação do Brasil aos EUA?
(Foto: I.A/Sora)

A decisão, que entrou em vigor com efeito retroativo a partir de 13 de novembro, traz um alívio significativo e uma expectativa de retomada da competitividade para diversos exportadores do Brasil.

🐄 Principais Produtos Beneficiados

A medida beneficia uma lista extensa de itens que haviam sido sobretaxados em julho deste ano (inicialmente 40% mais 10% de tarifa recíproca, totalizando 50%, que depois caiu para 40% com a retirada dos 10% globais).

Com a nova redução, esses produtos passam a ter tarifa zero para entrar no mercado norte-americano.

Os principais produtos que tiveram a taxa de 40% retirada incluem:

  • Carnes Bovinas: Todas as categorias (frescas, refrigeradas ou congeladas), incluindo cortes sem osso e de “high-quality beef”.
  • Café e Derivados: Café verde, torrado, descafeinado e substitutos contendo café.
  • Frutas e Vegetais: Uma longa lista que inclui manga, mamão papaya, abacate, abacaxi, coco, tomate (por sazonalidade) e mandioca.
  • Sucos de Frutas e Derivados: Como suco de laranja, suco de limão/lima, água de coco e polpas e preparados de açaí.
  • Outros: Chás, erva-mate, especiarias, castanhas e produtos de cacau (manteiga, pasta, pó).

📈 Impacto e Expectativas para o Brasil

A retirada do chamado “tarifaço” é vista como um avanço nas relações comerciais e um passo importante nas negociações entre os dois países, conforme destacado pelo Itamaraty e pelo Ministério da Agricultura.

  • Retomada da Competitividade: Com a tarifa zerada, os produtos brasileiros recuperam a capacidade de competir em preço com os de outros países, que não estavam sujeitos à sobretaxa. Setores como o de café e carne celebram a decisão, visando a recuperação de prejuízos e a retomada da participação no mercado dos EUA, que havia caído expressivamente desde agosto.

  • Continuidade do Diálogo: Embora a medida seja comemorada, o Brasil mantém a disposição para continuar o diálogo com os EUA. O governo e empresários brasileiros agora têm como foco negociar a retirada das tarifas adicionais sobre o restante da pauta de comércio, em especial produtos manufaturados e bens industriais, que seguem sujeitos a outras taxas.

⚠️ Próximos Passos e Cenário Político

O anúncio veio em um contexto de negociações contínuas, e o governo brasileiro já articula a possibilidade de tratar de outros temas, como a suspensão de sanções impostas a algumas autoridades brasileiras.

A decisão americana, segundo analistas, também pode ter um viés de interesse interno dos EUA, buscando atenuar a inflação ao estimular a importação de commodities essenciais.

No entanto, o efeito imediato no Brasil é a melhora das condições de exportação para os itens beneficiados.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com