Idosos de 65, 66, 67 até 70 anos serão obrigados a fazer cadastramento biométrico, diz INSS

SALESóPOLIS, SP — O Governo Federal divulgou o cronograma para a implementação da biometria obrigatória na concessão e manutenção de diversos benefícios sociais, incluindo o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS).

idosos
Idosos de 65, 66, 67 até 70 anos serão obrigados a fazer cadastramento biométrico, diz INSS
(Foto: Montagem/FDR)

A medida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que busca combater fraudes e modernizar a gestão dos recursos, afeta diretamente idosos e pessoas com deficiência que dependem do amparo social.

Atenção: A exigência é gradual e começa imediatamente para novos pedidos, mas alcançará todos os beneficiários nos próximos anos.

Por que a Biometria é Obrigatória?

A obrigatoriedade do cadastro biométrico faz parte da estratégia do governo para aprimorar a identificação dos cidadãos. O objetivo principal é:

  • Combater Fraudes: Garantir que o benefício seja pago apenas à pessoa que tem o direito real.
  • Modernizar a Gestão: Unificar os registros e utilizar bases de dados confiáveis, como a da Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Cronograma: Quem Precisa fazer o Cadastramento Biométrico e Quando?

A obrigatoriedade tem prazos distintos, dependendo se o benefício é novo ou já está ativo.

1. Para NOVOS Pedidos de BPC e Benefícios do INSS

  • A partir de 21 de Novembro de 2025: Qualquer novo pedido de benefício ao INSS (incluindo o BPC) passa a exigir que o cidadão possua um cadastro biométrico.

    • Bases Aceitas na 1ª Fase: Biometrias já registradas na Carteira de Identidade Nacional (CIN), na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou no Título de Eleitor (Justiça Eleitoral).

  • A partir de 1º de Maio de 2026: Quem solicitar novo benefício e não tiver biometria em nenhuma das bases aceitas precisará obrigatoriamente emitir a CIN para dar andamento ao requerimento.

2. Para Beneficiários ATUAIS (Quem já recebe o BPC)

Quem já recebe o BPC ou outros benefícios não precisa correr para o posto do INSS ou CRAS. A implementação será gradual, sem risco de bloqueios imediatos. O cronograma de convocação será atrelado à revisão ou manutenção dos benefícios.

  • Até o final de 2027: O processo de implementação gradual será concluído.
  • 1º de Janeiro de 2028: A partir desta data, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) será a única base de biometria aceita para solicitar, manter ou renovar qualquer benefício social.

Importante: Se for necessária a atualização biométrica, o INSS entrará em contato com o beneficiário por meio de comunicado individual, dando prazo para a emissão da CIN e evitando a suspensão do pagamento.

Quem Está DISPENSADO da Biometria?

Para garantir a inclusão e evitar que a medida crie barreiras de acesso para os mais vulneráveis, a regulamentação prevê dispensas da exigência do cadastro biométrico, enquanto o poder público não oferecer alternativas adequadas.

Estão temporariamente dispensados:

  • Pessoas com mais de 80 anos: Mediante consulta a cadastros oficiais ou apresentação de documento de identidade válido com foto.
  • Pessoas com dificuldade de deslocamento: Por motivo de saúde comprovada ou deficiência.
  • Moradores de áreas de difícil acesso: Como comunidades ribeirinhas (atendidas, por exemplo, pelo PREVBarco).
  • Migrantes, Refugiados e Apátridas.
  • Residentes no exterior.

O que fazer agora para evitar a suspensão do BPC?

Se você ou um familiar é beneficiário do BPC ou INSS, a melhor atitude é a prevenção:

  1. Verifique sua Documentação: Se você possui CNH ou Título de Eleitor com biometria recente, você já está, provisoriamente, em dia.
  2. Emita a CIN: O documento será a base única a partir de 2028. Antecipar a emissão da Carteira de Identidade Nacional é a melhor forma de se adequar ao novo sistema.
  3. Acompanhe o Meu INSS: Verifique regularmente o aplicativo ou site do Meu INSS e o CadÚnico (para beneficiários do BPC) para checar se há alguma pendência ou convocação.

Atenção aos responsáveis legais: No caso de crianças ou pessoas com deficiência sob curatela, o responsável legal (curador ou tutor) é quem deve ter a biometria cadastrada e a documentação atualizada.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com