
Geração: FDR
VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), iniciou uma nova oportunidade para os professores da educação básica. A Bolsa Mais Professores foi regulamentada pelaPortaria Capes nº 327/2025, publicada no dia 17 de novembro.
O objetivo é incentivar o ingresso e a permanência de docentes nas redes públicas de ensino, especialmente nas regiões e áreas de conhecimento que enfrentam maior carência de professores.
Como funciona a Bolsa Mais Professores?
O MEC oferecerá R$ 2.100 mensais aos professores durante 24 meses. Esse valor será pago de forma complementar ao salário já pago pelas redes públicas de ensino.
Além disso, estados e municípios poderão oferecer incentivos adicionais, ampliando as possibilidades de apoio aos docentes.
Governo Federal anuncia 6 mil vagas para professores em universidades e institutos federais
Quem pode participar da Bolsa Mais Professores?
Para participar, os docentes devem atender aos seguintes critérios:
-
Vínculos trabalhistas com redes públicas de ensino, como concursados em estágio probatório, contratados para o programa, ou profissionais com vínculo funcional de no mínimo dois anos (com possibilidade de renovação).
-
Diploma de licenciatura ou curso de formação pedagógica reconhecido pelo MEC, voltado às etapas e modalidades da educação básica.
-
Ser aprovado em processo seletivo pela rede de ensino e assinar termo de adesão com a Capes.
Além disso, durante o período da bolsa, o professor deverá cursar uma especialização com 360 horas de carga horária, em formato EAD (educação a distância), focada em prática pedagógica, integrando teoria e prática.
Como participar do programa?
As redes públicas de ensino que desejam aderir ao programa devem se inscrever através do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). A Capes publicará um edital de adesão com datas e regulamentos específicos.
A distribuição das 8 mil bolsas será realizada conforme localidades prioritárias, levando em consideração indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas e o nível socioeconômico das áreas.
Sobre o programa Mais Professores
A Bolsa Mais Professores faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que visa fortalecer a formação docente, valorizar os profissionais da educação e incentivar o ingresso de novos professores nas redes públicas de ensino.
O programa também oferece outras ações, como o Pé-de-Meia Licenciaturas, Portal de Formação, Prova Nacional Docente e benefícios exclusivos em bancos públicos e hotéis.
O objetivo do Mais Professores para o Brasil é beneficiar até 2,3 milhões de professores em todo o país, assegurando mais oportunidades de desenvolvimento profissional e valorização dos docentes.

