Emprego temporário dá direito a 13º salário? Saiba o que diz a CLT!

SALESóPOLIS, SP — Profissionais contratados mediante contrato de trabalho temporário podem sim ter direito ao Lei nº 6.019/1974, que regula o trabalho temporário no Brasil, inclusive ao Lei nº 4.090/1962 do 13º salário — embora de forma proporcional ao tempo trabalhado. 

emprego
Emprego temporário dá direito a 13º salário? Saiba o que diz a CLT!
(Foto: I.A/Sora)

O que é trabalho temporário

Um emprego temporário é uma forma de contratação por prazo determinado, que serve para suprir a demanda de substituição de pessoal permanente ou atender a picos de serviço.

Entre as regras: prazo máximo de 180 dias, que pode ser prorrogado por até mais 90 dias (totalizando até 270 dias) caso comprovada a necessidade. 

Direito ao 13º salário para temporários

Segundo matéria especializada, o trabalhador temporário tem direito ao 13º salário proporcional — ou seja, calculado considerando os meses trabalhados no ano. Por exemplo: se trabalhou 4 meses de contrato temporário, esse trabalhador terá direito a 4/12 avos do 13º.

O artigo 12 da Lei 6.019/74 dispõe que o decimo terceiro deve ser pago “na proporção de 1/12 por mês trabalhado, ou fração superior a 15 dias”. 

É importante destacar: mesmo sendo temporário, esse trabalhador tem, salvo exceções, direitos equiparados aos de empregados contratados por prazo indeterminado, em relação a salário equivalente, jornada, benefícios, etc. 

Cuidados e exceções

  • O contrato de trabalho temporário exige formalização por escrito, com indicação do motivo (substituição ou acréscimo de demanda) e prazo. 
  • Se a empresa usar a modalidade temporária para função permanente sem justificativa, o contrato pode ser descaracterizado, e o trabalhador ter direito aos benefícios de um vínculo permanente.
  • Atente: a regra que se aplica aqui é para emprego temporário privado, conforme Lei 6.019/74. Para servidores públicos temporários ou empregados contratados sob outro regime, as regras podem variar. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com