
Geração: FDR
VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O INSS emitiu um alerta sobre golpes que estão sendo aplicados por criminosos se passando pela Central 135, usando a Prova de Vida como isca para enganar segurados. Esses golpistas ligam para aposentados e pensionistas, instruindo-os a digitar números como “1” ou “2” para confirmar dados ou manter o benefício ativo. Atenção: isso é golpe!
Portanto, fique atento para não acabar sendo vítima, o FDR traz dicas importantes que podem te ajudar, confira abaixo.
Como funciona o Golpe da Prova de Vida?
Os criminosos ligam, se passando pelo INSS, e pedem informações pessoais, senhas ou até mesmo ameaçam bloquear o benefício. Eles tentam convencer as vítimas a fazer algo que pode comprometer seus dados ou até resultar em prejuízos financeiros.
O que você precisa saber
O INSS não entra em contato por telefone ou mensagem de texto para solicitar a Prova de Vida. Além disso, nunca pede dados pessoais, senhas ou transferências financeiras. Atualmente, a Prova de Vida é realizada de forma automática e segura através do cruzamento de dados do Governo Federal, e a maioria dos beneficiários não precisa fazer nada para continuar recebendo seus pagamentos.
Quem precisa fazer a Prova de Vida?
Somente aqueles segurados que não foram identificados automaticamente precisam realizar a Prova de Vida. Eles serão notificados exclusivamente pelo extrato bancário. Até agora, cerca de 4 milhões de beneficiários foram notificados para regularizar a situação em até 30 dias.
Como confirmar se você precisa fazer a Prova de Vida?
-
Verifique seu extrato bancário. Se foi notificado, você tem 30 dias para regularizar a situação.
-
Formas de regularização:
-
Pelo Meu INSS: Acesse o site ou o aplicativo, faça login e siga as instruções. Caso necessário, faça o reconhecimento facial.
-
Pelo Banco: Alguns bancos oferecem a opção de realizar a Prova de Vida diretamente pelo site ou aplicativo da instituição.
-
Como se proteger?
-
Desconfie de ligações, mensagens ou e-mails que pedem confirmação de dados ou ameaçam bloquear seu benefício.
-
Nunca forneça informações pessoais por telefone. Se receber uma ligação suspeita, encerre a chamada imediatamente.
-
Em caso de dúvida, ligue diretamente para a Central 135 ou acesse o site ou aplicativo Meu INSS para confirmar qualquer informação.
Proteja seu benefício
Fique atento e compartilhe este alerta com amigos e familiares, especialmente com aposentados e pensionistas que são alvos comuns desses golpes. O INSS reforça: confirme qualquer informação apenas pelos canais oficiais e proteja seu benefício!

