Black Friday: Dicas do Procon para evitar golpes e fazer compras segura

Black Friday: Dicas do Procon para evitar golpes e fazer compras segura
Geração: FDR

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — A Black Friday, que acontece na última sexta-feira de novembro, é uma data marcada por grandes promoções e descontos nas lojas, aquecendo o mercado varejista. Contudo, com a economia instável, o evento pode ser uma oportunidade de compras, mas também uma chance para golpistas se aproveitarem.

Procon Pernambuco listou algumas dicas essenciais para os consumidores garantirem uma experiência segura e sem surpresas. Confira:

1. Faça uma lista de compras

Antes de sair às compras, faça uma lista do que realmente precisa comprar. Isso ajudará a evitar compras impulsivas e gastos desnecessários.

2. Fique atento à publicidade enganosa

Guarde informações sobre as promoções, como folhetos ou imagens dos valores anunciados. Verifique se os preços realmente correspondem à oferta. Publicidade enganosa é considerada crime, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

3. Desconfie de preços muito baixos

Preços muito abaixo da média podem ser um sinal de alerta. Pesquise o preço do produto antes de comprar e verifique a reputação da loja onde está adquirindo.

4. Faça sua pesquisa

Se receber ofertas por e-mail, SMS ou redes sociais, não clique em links duvidosos. Em vez disso, vá diretamente ao site da loja para garantir a segurança da compra.

5. Verifique informações sobre a loja

Certifique-se de que o site da loja tenha informações básicas sobre o fornecedor, como nome, CNPJ/CPF, endereço físico e eletrônico, e telefone para contato.

6. Compras online: Proteja seus dados

Ao fazer compras da Black Friday online, verifique se o site tem conexões seguras, como o HTTPS e um cadeado no início da URL.

7. Cuidado com seus dados bancários

Não forneça informações bancárias em sites sem certificados de segurança para transações.

8. Evite redes wi-Fi públicas

Evite realizar compras em computadores de terceiros ou utilizando redes wi-fi públicas, que não oferecem segurança.

9. Guarde os registros da compra

Salve todos os registros de sua compra, como e-mails de confirmação, códigos de rastreamento e informações sobre a compra.

10. Produtos com defeito

Se comprar produtos com defeito, a loja tem até 30 dias a partir da data da reclamação para repará-lo, ou seja, fazer a troca ou conserto, conforme o CDC.

Em saso de problemas

Se houver problemas na Black Friday, como atraso na entrega ou propaganda enganosa, entre em contato com a loja. Se o problema não for resolvido, o Procon-PE pode ajudar a mediar a solução. Ligue para o 0800-282-1512 para mais informações.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.