URGENTE! Estudantes com dívida do Fies já podem renegociar parcelas: Veja novas regras e prazos

URGENTE! Estudantes com dívida do Fies já podem renegociar parcelas:
Veja novas regras e prazos
Imagem/Geração: FDR

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O alívio financeiro finalmente chegou para milhares de estudantes que têm dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O Ministério da Educação (MEC) anunciou que quem firmou contratos a partir de 2018 já pode renegociar os débitos. Portanto, é hora de voltar a ter o nome limpo.

De acordo com o MEC, cerca de 160 mil pessoas devem ser beneficiadas pela medida, que envolve um montante aproximado de R$ 1,8 bilhão em dívidas. O principal objetivo é facilitar a regularização de contratos em atraso e permitir condições mais vantajosas de pagamento.

Como funciona a renegociação do FIES?

Podem solicitar o novo acordo os estudantes que:

  • Têm contratos assinados a partir de 2018;

  • Já concluíram o curso e estão na fase de amortização;

  • Estão com pagamentos atrasados há mais de 90 dias (contados a partir de 31 de julho de 2025).

O programa oferece parcelamento em até 180 vezes — o equivalente a 15 anos — e concede perdão total (100%) de juros e multas, o que reduz drasticamente o valor total da dívida.

A parcela mínima é de R$ 200, exceto nos casos em que o valor total da dívida seja inferior. Todo o procedimento é formalizado por meio de termo aditivo ao contrato original, garantindo segurança jurídica e transparência.

As negociações da dívida do Fies podem ser feitas  até 31 de dezembro de 2026, em um processo totalmente digital, ou seja, direto pelo aplicativo Fies Caixa ou pelo site da Caixa Econômica Federal.

O que fica fora da renegociação?

Importante destacar que o acordo de dívida do Fies não inclui débitos referentes à coparticipação com instituições de ensino, seguros prestamistas ou tarifas bancárias. Nesses casos então a negociação é diretamente com a faculdade ou universidade.

A regulamentação da medida está prevista na Resolução nº 64/2025, que define os critérios e responsabilidades entre o MEC, a Caixa e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

 O que é o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa criado em 2001 que facilita o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior privado. Desde 2018, o modelo passou a oferecer juros zero para quem mais precisa, além de ajustar o valor do financiamento conforme a renda familiar.

Por fim, podem participar candidatos que fizeram o Enem a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação, além de ter renda familiar de até três salários mínimos por

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.