VITóRIA DA CONQUISTA, BA —
O governo do Rio Grande do Sul anunciou a antecipação de 90% do 13º salário dos servidores vinculados ao Poder Executivo estadual, com pagamento nesta segunda-feira (3/11). O pagamento da segunda parcela acontece até 19 de dezembro.
A medida marca cinco anos consecutivos de antecipações, resultado da reorganização financeira promovida pela gestão do governador Eduardo Leite.
Assim o Estado conseguiu manter os salários e benefícios em dia, superando um histórico de atrasos e parcelamentos.
Antecipação do 13º salário
Durante os anos mais críticos da crise fiscal, o pagamento do 13º chegou a ser feito em até 12 parcelas ao longo do ano seguinte, porém, com indenizações pelo atraso.
Entre 2015 e 2020, o Estado desembolsou quase R$ 1 bilhão em indenizações (valores corrigidos) — no entanto, esses recursos que deixaram de ser aplicados em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura.
Segundo o governador Eduardo Leite, a regularização do 13º é reflexo direto das reformas fiscais e administrativas implantadas desde 2019.
“A regularização do 13º sempre foi um direito do servidor e uma obrigação do Estado. As reformas que implementamos foram fundamentais para que hoje o Rio Grande do Sul possa garantir previsibilidade e respeito aos servidores, com salários e 13º em dia”, destacou Leite.
Cinco anos de antecipações consecutivas
Desde 2021, o governo estadual tem mantido a tradição de antecipar parcelas do 13º salário.
- 2021: metade do valor depositado em novembro; o restante, em dezembro;
- 2022: primeira parcela antecipada em outubro;
- 2023: 90% do valor depositado no início de novembro;
- 2024: antecipação feita em junho, mesmo durante a crise meteorológica;
- 2025: pagamento de 90% em 3 de novembro, com o saldo até 19 de dezembro.
A Secretaria da Fazenda reforça que a manutenção dessa política é um sinal de equilíbrio fiscal e valorização dos servidores públicos. Portanto, consolida um ciclo de estabilidade nas contas do Estado e previsibilidade nos pagamentos.
Descubra agora quem tem direito ao décimo terceiro salário.

