
Veja quem pode participar
Geração: FDR
VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O governador Jerônimo Rodrigues autorizou, no dia 28 de outubro de 2025, a realização de oito novos concursos públicos. Assim o governo pretende fazer o provimento de 890 vagas em 16 diferentes carreiras da administração pública estadual.
A medida foi anunciada durante a comemoração ao Dia do Servidor Público em Salvador e visa a recomposição de quadros efetivos essenciais para o funcionamento de diversos setores, por exemplo, Meio Ambiente, Fisco, Procuradoria, Gestão Governamental e outros.
O que está sendo ofertado nos novos concursos?
A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) ficará responsável pela seleção de 200 vagas para os cargos de Auditor Fiscal e Agente de Tributos. A Procuradoria Geral do Estado (PGE) irá abrir 135 vagas, incluindo procuradores, assistentes e analistas de procuradoria.
Também serão oferecidas 110 vagas para cargos técnicos e especialistas em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e 120 vagas para Especialistas e Técnicos em Obras Públicas nas secretarias de Administração, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano.
Além disso, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab) abrirá 200 vagas para cargos de Fiscal Estadual Agropecuário e Técnico em Fiscalização Agropecuária.
Além disso, outros concursos para Especialistas e Técnicos em Regulação, Políticas Públicas, e Produção de Informações Econômicas também estão previstos, totalizando mais de 225 vagas para o setor regulatório e de planejamento.
Prazos e expectativas
As contratações devem começar a partir de janeiro de 2027. Esses concursos têm como objetivo renovar os quadros de carreiras estratégicas do Estado, por exemplo, Auditores Fiscais e Procuradores, funções essenciais que não podem ser desempenhadas por terceirizados ou servidores contratados temporariamente.
O governador também destacou que, em breve, haverá novos anúncios de concursos na área de Segurança Pública.
Vagas disponíveis por órgão e cargo na Bahia
- Sefaz-BA: 200 vagas (Auditores Fiscais e Agentes de Tributos)
- PGE: 135 vagas (Procuradores, Assistentes, e Analistas)
- Sema e Inema: 110 vagas (Técnicos e Especialistas em Meio Ambiente)
- Secretarias de Administração e Infraestrutura: 120 vagas (Especialistas e Técnicos em Obras Públicas)
- Adab: 200 vagas (Fiscal Agropecuário e Técnicos de Fiscalização)
- Agersa, Saeb, Seplan: 225 vagas (Especialistas e Técnicos em Regulação e Produção de Informações)
Portanto, esses concursos são um passo importante para fortalecer o serviço público estadual e garantir que a administração funcione de forma eficiente e bem estruturada.
Então, fique atento às futuras divulgações e prepare-se para as oportunidades!
Confira também as primeiras informações sobre a contratação de 6 mil professores anunciada pelo Governo Federal.
 
				 
                            
