Descontos indevidos no INSS: veja como consultar a lista de agências dos Correios para resolver o problema

Descontos indevidos no INSS: veja como consultar a lista de agências dos Correios
para resolver o problema
Geração: FDR

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — A partir do 30 de maio de 2025, aposentados e pensionistas do INSS poderão procurar uma das 4.730 agências dos Correios em todo o Brasil para verificar possíveis descontos indevidos em seus benefícios.

Essa ação faz parte de uma parceria entre a Previdência Social e os Correios, com o objetivo de oferecer um atendimento presencial, humanizado e acolhedor para aqueles que enfrentam dificuldades com o atendimento digital.

Quem pode ser atendido nas agências dos Correios?

O atendimento é especialmente voltado para os beneficiários do INSS que não possuem facilidade para utilizar a internet ou o telefone. Caso você tenha realizado consultas pelo Meu INSS, site do INSS ou Central 135, não será necessário ir à agência dos Correios.

Documentos necessários para o atendimento

Para ser atendido, basta levar um documento de identificação oficial. Não será necessário apresentar extrato, contracheque ou comprovante de inscrição.

Caso o beneficiário não consiga comparecer à agência, um representante legal poderá ser autorizado a fazer a consulta, desde que apresente uma procuração autenticada. Porém, neste caso, apenas a consulta será permitida, sem a possibilidade de realizar alterações cadastrais.

Além disso, fique atento também as taxas de juros do consignado do INSS.

Como será o atendimento nas Agências dos Correios?

O atendimento será feito em uma plataforma específica, separada dos dados dos benefícios, garantindo a segurança das informações. Durante o atendimento, o beneficiário poderá:

  • Consultar se algum desconto foi feito no benefício.

  • Requerer a contestação de descontos não autorizados.

  • Reconhecer a autorização de algum desconto.

  • Consultar o resultado da contestação (após 15 dias úteis).

  • Analisar e contestar a documentação apresentada pela associação.

  • Imprimir o protocolo com orientações para continuar o processo pelo 135 e Meu INSS.

Todo o atendimento será gratuito e realizado por equipes especializadas, com prioridade para aposentados e pensionistas.

Tem prazo para solicitar o atendimento?

Não há prazo final para solicitar o ressarcimento. O atendimento será contínuo e com tranquilidade, sem a necessidade de ir logo no início do processo.

E quem mora longe de uma agência?

O Governo Federal e os Correios estão planejando ações itinerantes e busca ativa para levar o atendimento até as regiões mais distantes, garantindo que todos os beneficiários possam acessar o suporte necessário.

Alerta importante

Cuidado com golpes! Nenhum agente do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até a casa dos beneficiários. Se alguém aparecer afirmando ser representante dessas instituições, denuncie imediatamente. Os canais oficiais para atendimento são:

  • Aplicativo Meu INSS

  • Site do INSS

  • Central 135

  • Agências dos Correios (a partir de 30 de maio)

Sempre verifique os canais oficiais antes de tomar qualquer decisão.

Se você é aposentado ou pensionista do INSS e está enfrentando descontos indevidos no seu benefício, procure uma das agências dos Correios a partir de 30 de maio de 2025. O atendimento é gratuito e garantido por profissionais capacitados, oferecendo uma solução rápida e eficiente para resolver seu problema.

Não se esqueça de acessar sempre os canais oficiais para evitar fraudes!

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.