Cirurgias do SUS em hospitais particulares? Novo programa já chega ao PA, CE e DF

Cirurgias do SUS em hospitais particulares? Novo programa já chega ao PA, CE e DF
Geração: FDR

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O programa do governo federal que permite cirurgias do SUS em hospitais particulares continua avançando pelo país. Então, após garantir atendimento na rede privada em Pernambuco, a iniciativa agora chega ao Pará, Ceará e Distrito Federal.

A medida tem o objetivo de reduzir filas de espera e ampliar o acesso a procedimentos que estavam represados na rede pública.

Agora Tem Especialistas, um programa inovador do governo federal, tem transformado a vida de milhares de pacientes do Sistema Único de Saúde. Afinal tem proporcionado acesso a cirurgias do SUS e tratamentos especializados em hospitais privados.

Um exemplo de sucesso é a história de Andenise Fernando de Oliveira Melo, uma mulher de 60 anos, moradora de Pernambuco, que por quatro anos viveu com dor intensa devido ao desgaste da articulação do fêmur.

Porém, sua vida mudou em agosto de 2025, quando, por meio deste programa, ela teve acesso a uma cirurgia no quadril para a colocação de uma prótese artificial.

Expansão do Ppograma para outros estados

Após o sucesso da iniciativa em Pernambuco, o Agora Tem Especialistas se expande para outros estados, como Pará, Ceará e Distrito Federal (DF).

Assim, a partir de novembro de 2025, pacientes do SUS nesses estados também poderão acessar tratamentos e cirurgias realizadas por hospitais privados da Hapvida, incluindo o hospital Santa Marcelina e outros 11 estabelecimentos de saúde filantrópicos.

ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a ampliação do programa, destacando a importância da parceria entre o setor público e privado para proporcionar mais qualidade e rapidez no atendimento.

A história de Andenise: Superando limitações e dor

Antes da cirurgia, Andenise enfrentava limitações severas. Ela não conseguia nem mesmo subir as escadas de sua casa devido às dores constantes, e estava em um ciclo de sofrimento diário.

“Eu deixava de sair por conta da dor. Às vezes, queria levar o meu filho mais novo na praça, mas não conseguia”, conta Andenise.

Porém, o programa mudou sua vida. Quando ela recebeu a notícia de que sua cirurgia estava marcada, ficou surpresa e emocionada.

“Fiquei surpresa quando me ligaram e disseram que minha cirurgia estava marcada. Pensei que era mentira”, relatou, segundo o Governo Federal.

O atendimento que Andenise recebeu foi excelente, e após a cirurgia, ela foi capaz de retomar suas atividades cotidianas sem as dores que antes a limitavam.

Eu não andava direito, puxava pela outra perna que também já estava ficando comprometida”, explicou.

Agora, ela pode novamente fazer tarefas simples, como subir escadas, sem dor.

Transformando vidas e ampliando oportunidades

Além de Andenise, muitos outros pacientes estão sendo beneficiados pelo Agora Tem Especialistas, como o filho de Andenise, Daniel Oliveira da Silva, que acompanhou sua mãe durante a internação. Ele expressou seu desejo para que mais pessoas possam ter a mesma oportunidade que sua mãe.

“É muito triste ver uma pessoa que você ama, reclamando de dores e vivendo angustiada. Quero mais pessoas tenham a mesma oportunidade que minha mãe, e sei que com o programa isso vai ser possível”, afirmou.

Sendo assim, com a expansão do programa para Pará, Ceará e Distrito Federal, mais pacientes do SUS terão a chance de acessar tratamentos e cirurgias de alta qualidade, com a promessa de mais alívio e bem-estar.

Fique por dentro de todas as notícias sobre o SUS aqui, no FDR.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.