
Geração: FDR
VITóRIA DA CONQUISTA, BA — A biometria para beneficiários do INSS começa a ser aplicada em todo o país a partir do dia 21 de novembro de 2025. A medida faz parte de um decreto do governo federal que regulamenta o cadastro obrigatório para concessão e renovação de benefícios sociais, como BPC-Loas e Bolsa Família. No entanto, o uso da biometria já é exigido para quem solicita empréstimo consignado vinculado a aposentadorias e pensões do INSS.
Por que o INSS está adotando a biometria?
- O governo federal publicou, em julho, um decreto que define a biometria como ferramenta oficial de identificação dos beneficiários da União.
- Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o objetivo é modernizar a prova de vida, combater fraudes e garantir mais segurança nos pagamentos.
- De acordo com o decreto, a exigência será gradual.
- Portanto, a partir de 21 de novembro, a biometria passa a ser obrigatória apenas para novas concessões do BPC-Loas e do Bolsa Família.
- Quem já recebe esses benefícios ainda não precisará realizar o cadastro — o governo divulgará o cronograma completo nas próximas semanas.
Quem já precisa fazer biometria no INSS?
Mesmo antes da nova regra entrar em vigor, aposentados e pensionistas que solicitam empréstimos consignados já são obrigados a realizar a biometria facial.
Segundo o INSS, o reconhecimento facial é feito diretamente pelo aplicativo Meu INSS ou pela conta Gov.br, e serve para liberar o benefício para crédito consignado.
Sem o cadastro biométrico ou com falha na validação, o beneficiário não consegue contratar o empréstimo.
“A ausência do cadastro biométrico ou falha na validação facial impede o acesso a novos consignados. O INSS exige o reconhecimento facial na plataforma Gov.br para desbloquear o benefício”, explica Robson Carrera Carneiro, CEO da Carrera Carneiro, empresa especializada em crédito consignado para aposentados e beneficiários do BPC.
Como saber se sua biometria está cadastrada?
O governo aproveitará biometria já existente em outras bases de dados oficiais, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ou seja, quem já possui biometria cadastrada nessas instituições não precisará refazer o processo neste primeiro momento.
Para confirmar se seu cadastro está ativo:
- Acesse o site ou aplicativo Meu INSS.
- Entre com sua conta Gov.br.
- Verifique se há mensagens ou pendências de biometria.
- Caso necessário, siga o passo a passo para reconhecimento facial online.
E quem ainda não tem biometria cadastrada?
O especialista Robson Carrera alerta que não há motivo para pânico. Os beneficiários que ainda não possuem biometria em nenhuma base do governo devem aguardar a convocação oficial do INSS para fazer o cadastro presencial.
Enquanto isso, o ideal é:
-
Regularizar sua conta Gov.br no nível Prata ou Ouro.
-
Validar a biometria usando CNH ou Justiça Eleitoral.
-
Acessar o aplicativo Meu INSS regularmente para conferir avisos e notificações.
Biometria e Empréstimos Consignados
Com o aumento da digitalização dos serviços, bancos e correspondentes estão investindo em suporte digital para orientar os beneficiários.
As instituições financeiras têm usado SMS, aplicativos e tutoriais para explicar como realizar o reconhecimento facial e desbloquear o benefício para crédito.
Apesar da mudança, não há expectativa de aumento da inadimplência, já que a biometria é uma medida de segurança e autenticação, e não de cobrança.
O bloqueio de benefícios por falta de biometria ainda não será aplicado neste momento, conforme o governo federal.
O que mudou a partir de 21 de novembro?
A partir de 21 de novembro de 2025, a biometria passou a ser obrigatória apenas para novas concessões dos seguintes benefícios:
- BPC-Loas (Benefício de Prestação Continuada);
- Bolsa Família.
Para os beneficiários atuais, não haverá bloqueio imediato por falta de biometria.
Afinal, o cronograma de expansão da obrigatoriedade será divulgado nos próximos meses.
Fique atento!
- Não clique em links suspeitos ou envie dados pessoais por mensagens.
- Somente o INSS e o Gov.br são canais oficiais de biometria.
- Evite deixar para a última hora: Portanto, mantenha seu cadastro sempre atualizado.
A biometria para beneficiários do INSS representa um avanço na segurança, transparência e modernização dos programas sociais.
Embora a obrigatoriedade inicial atinja apenas os novos beneficiários do BPC-Loas e Bolsa Família, todos os segurados devem manter suas informações atualizadas no Gov.br e no Meu INSS.
Por fim, fique atento às atualizações do governo e garanta que o seu benefício continue sendo pago sem interrupções.
Quer saber mais sobre aposentadorias, BPC e benefícios sociais? Continue acompanhando o FDR para se manter informado.

