VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O governo federal anunciou a inclusão prioritária de 636,4 mil domicílios no Bolsa Família por estarem em situação de risco de insegurança alimentar. A medida faz parte da nova estratégia do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) para identificar e atender famílias que ainda sofrem com a falta de alimentos no país.
Segundo a secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome, Valéria Burity, a ação no Bolsa Família é resultado da integração entre o Sistema Único de Saúde (SUS), o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).
Essa rede cruzada permite detectar, em tempo real, pessoas que chegam às unidades de saúde em condições de fome e encaminhá-las aos programas sociais.
“A gente atingiu o menor índice de fome desde 2013, mas ainda há pessoas que passam fome. Por isso, seguimos trabalhando com as mesmas ações que nos trouxeram até aqui e com novas ferramentas para identificar quem ainda precisa de ajuda”, afirmou Burity.
26,5 milhões de pessoas fora do Mapa da Fome
- Nos últimos dois anos, o Brasil conseguiu retirar 26,5 milhões de pessoas da insegurança alimentar severa, saindo oficialmente do Mapa da Fome da ONU.
- Agora, o foco é alcançar famílias em situação de subalimentação, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, onde o problema é mais grave, e entre povos indígenas e comunidades tradicionais.
Monitoramento e retomada de dados e Bolsa Família
Após o “apagão de dados” registrado no governo anterior, o MDS retomou o monitoramento da fome com base na mesma metodologia usada pelo IBGE.
Essa retomada permite identificar territórios mais afetados e direcionar recursos e políticas de forma mais eficiente.
“Resgatamos as medições para mostrar onde estão as pessoas e regiões com maiores índices de insegurança alimentar. Isso foi essencial para que as políticas públicas fossem mais efetivas”, destacou a secretária.
Podcast Fala MDS
Os detalhes da operação e as novas estratégias do Plano Brasil Sem Fome estão disponíveis no episódio mais recente do podcast Fala MDS, publicado semanalmente às sextas-feiras nas plataformas Spotify, Deezer, Amazon Music, Apple Podcasts e SoundCloud.

