Prova Nacional Docente (PND): Participante já pode conferir o local de prova

Pontos importantes
  • Cartão de conformação de inscrição liberado
  • Quando será a prova
  • Por que participar do exame?

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O Inep liberou o Cartão de Confirmação de Inscrição da Prova Nacional Docente (PND) 2025. No documento, o participante encontra o local de prova, além do número de inscrição, data e horários do exame.

Prova Nacional Docente (PND): Participante já pode conferir o local de prova
Prova Nacional Docente (PND): Participante já pode conferir o local de prova (Geração: FDR)

O acesso é feito diretamente no Sistema PND. Embora o cartão não seja obrigatório no dia do exame, o Inep recomenda levá-lo para facilitar a identificação dos professores. A PND será aplicada em 26 de outubro.

Além disso, o cartão informa se o participante terá atendimento especializado ou tratamento por nome social, quando solicitado e deferido. Dessa forma, o documento reúne as orientações essenciais para o dia da prova, o que reduz dúvidas e evita contratempos.

Prova Nacional Docente (PND)

A PND integra o programa Mais Professores para o Brasil e nasce com três objetivos centrais: qualificar a formação docente, estimular a realização de concursos públicos e ampliar o número de professores qualificados nas redes públicas.

A prova utiliza a mesma matriz da avaliação teórica do Enade das Licenciaturas (com foco na formação docente desde 2024) e terá aplicação anual a licenciados. As regras e procedimentos estão definidos na Portaria nº 399/2025

.

Como acessar o cartão de confirmação da PND

Para consultar: acesse Sistema PND, então, verifique seu cartão e confirme local, data e horários.

Além disso, ler o edital disponível no site do INEP pode ajudar a entender outros pontos importantes da prova. Boa sorte!

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.