SALESóPOLIS, SP — A Uber anunciou mudanças que passam a valer a partir de 5 de janeiro de 2026 e que retiram vários modelos da lista de aceitos nas categorias premium do aplicativo, o Uber Black e Uber Comfort.
Se você dirige nas categorias Black e Comfort para complementar (ou garantir) a renda, fique atento: ter o carro fora da lista significa parar de receber chamadas nessas modalidades. E, em muitos casos, ver a renda encolher.
(Foto: I.A/Sora)
Resumo rápido (salve e compartilhe)
- Quando começa: 05/01/2026 (e mais ajustes em julho/2026 para casos pontuais).
- Onde vale: em todo o Brasil para Black e Comfort; e, no segmento corporativo (Business Comfort/Business Black), o corte atinge 10 capitais e regiões (SP, RJ, BH, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife e Salvador).
- Principais cortes (Black): Renault Kardian, Citroën Basalt, Chery Tiggo 3X, Peugeot e-2008, Chery Tiggo 3, Hyundai Kona Hybrid, JAC J3 Turin e JAC iEV40 saem da lista independentemente do ano.
- Comfort: além de regras de ano mínimo por cidade, o Renault Logan cai da categoria a partir de 06/07/2026.
- Business (corporativo): lista ampla de modelos será removida nas 10 praças citadas (veja abaixo).
O que muda no Uber Black (premium particular)
A Uber ajustou dois pontos:
- ano de fabricação mínimo por cidade para alguns modelos populares e para os “demais modelos”; e
- proibição de certos carros na categoria, mesmo novos. Exemplo: em São Paulo, “demais modelos” de Black precisam ser 2019+, enquanto Virtus precisa ser 2026, Duster/Nivus/City 2023+. As tabelas variam por capital.
Modelos banidos do Black a partir de 05/01/2026 (independente do ano)
- Renault Kardian
- Citroën Basalt
- Chery Tiggo 3X
- Peugeot e-2008
- Chery Tiggo 3
- Hyundai Kona Hybrid
- JAC J3 Turin
- JAC iEV40
Além disso, o Black segue exigindo ar-condicionado, 4 portas e paleta de cores restrita (preto, chumbo, prata, cinza, azul-marinho, marrom ou branco), além de nota mínima do motorista (geralmente 4,85) e 100 corridas prévias em outras categorias.
O que muda no Uber Comfort
No Comfort, a regra central é o ano mínimo — com tabelas por cidade — e um banimento específico: Renault Logan não será mais aceito a partir de 06/07/2026, independentemente do ano.
Em capitais como RJ e POA, muitos sedãs precisam ser 2019+; em Brasília, alguns casos pedem 2018+. Veja no site da Uber a linha para Etios Sedan, Voyage, Prisma, Logan, Cobalt, Argo, Polo e “demais modelos” por praça.
Importante: A Uber afirmou ainda que pode haver atualização no UberX em 2026, dependendo da regulamentação local (cidades com limite de idade máxima, como São Paulo, Fortaleza, Brasília e Campinas, por exemplo, tendem a restringir veículos 2015 ou mais antigos). Consulte as regras do seu município.
Business Comfort e Business Black (viagens corporativas)
Para o segmento corporativo em 10 cidades/regiões (SP, RJ, BH, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife e Salvador), a Uber publicou duas listas de modelos que deixam de valer a partir de 05/01/2026.
Business Comfort — deixam de valer (exemplos resumidos):
- Chevrolet Prisma;
- Citroën C3 Aircross;
- Fiat Argo;
- JAC J3 Turin;
- JAC iEV40;
- Kia Rio;
- Peugeot 208;
- Renault Logan/Zoe/New Logan;
- Toyota Yaris;
- VW Polo/Voyage/Polo Sedan.
Business Black — deixam de valer:
- BYD Dolphin;
- Chery Tiggo 3X, Tiggo 3, Tiggo (linha), Arrizo 5/5e;
- Chevrolet Bolt/ Cruze;
- Citroën C4L, Basalt, C4 Picasso, C4 Cactus;
- Fiat Fastback;
- Hyundai Ioniq, Kona, i30, Tucson;
- JAC T40, J3 Turin, iEV40;
- Jeep Renegade;
- Kia Stonic, Cerato, Soul;
- Mitsubishi Lancer;
- Nissan Pathfinder, Sentra, Kicks;
- Peugeot e-208/e-2008;
- Renault Kardian;
- SsangYong Korando;
- Toyota Prius;
- VW Nivus/Golf.
Atenção: A Uber diz que as mudanças Business não alteram diretamente o que vale no Comfort e Black “regulares”.
Vai impactar sua renda? Entenda por quê
De acordo com levantamento do GigU, a receita desses profissionais varia conforme a cidade e a carga horária. Em média, um motorista fatura entre R$ 77 mil e R$ 103 mil por ano, trabalhando de 50 a 60 horas semanais.
Mas há de se considerar os custos operacionais, como combustível, manutenção, seguro e impostos que reduzem consideravelmente esse valor.
O lucro líquido anual estimado varia de R$ 28 mil a R$ 51 mil, dependendo da localidade, mostrando que, mesmo com ganhos elevados, a margem real ainda é limitada.
“A flexibilidade, embora atraente, muitas vezes vem acompanhada da ausência de benefícios formais, estabilidade e proteção previdenciária. Por isso, a expansão das plataformas digitais precisa ser acompanhada de políticas públicas e regulamentações que garantam equilíbrio entre inovação, geração de renda e proteção ao trabalhador”, diz Luiz Gustavo Neves, co-fundador e CEO da fintech.
Diante disso, as mudanças da Uber influenciam na renda do motorista porque:
- Menos chamadas premium: se seu carro sair do Black ou Comfort, você perde corridas com tarifa mais alta e demanda corporativa, o que tende a puxar o ganho médio para baixo.
- Migração para categorias mais baratas: rodar só no UberX ou em cidade sem Business pode diluir ticket médio. (A própria Uber sinaliza que a lista premium é revisada para “atrair usuários”, o que concentra a demanda nos modelos que ficam).
- Custos de troca/locação: quem optar por trocar de veículo ou alugar para manter-se elegível terá novos custos fixos, o que também pressiona a margem se o volume de viagens não crescer. (Análise baseada nas listas e exigências).