SALESóPOLIS, SP — O governo federal preparou uma mudança grande no antigo auxílio‑gás: agora surge o programa Gás do Povo, que promete distribuir botijões de gás de cozinha gratuitos para milhões de famílias brasileiras.
A ideia é que quem já recebia ajuda com o preço do gás (o Auxílio Gás) não receba mais dinheiro. Em vez disso, vai buscar o botijão de graça direto nas revendas autorizadas.
(Foto: Montagem/FDR)
Quem pode participar do Gás do Povo?
O Gás do Povo é destinado a famílias registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que se encontram em situação de vulnerabilidade.
Em geral, é necessário que a renda mensal per capita não exceda meio salário mínimo. Adicionalmente, as famílias beneficiárias do Bolsa Família podem receber atendimento prioritário.
O governo estima que 15,5 milhões de famílias serão atendidas pelo Gás do Povo. Isso corresponde a cerca de 50 a 60 milhões de pessoas.
Hoje, o “Auxílio Gás” alcança cerca de 5,13 milhões de famílias — o novo programa amplia bastante esse alcance.
Quando começa e quantos botijões vai dar no Gás do Povo
- A entrega dos botijões tem previsão de começar em novembro de 2025;
- Podem receber quem está inscrito no CadÚnico e tem renda por pessoa de até meio salário mínimo (hoje, cerca de R$ 759);
- A quantidade de botijões que cada família vai receber por ano depende de quantas pessoas moram na casa:
- 2 pessoas → até 3 botijões/ano;
- 3 pessoas → até 4 botijões/ano;
- 4 ou mais pessoas → até 6 botijões/ano.
O decreto que regula o programa foi publicado em 03 de outubro de 2025. Ele define critérios de elegibilidade, regras de participação e como será feita a seleção das famílias.
Como solicitar o Gás para Todos?
1. Inscrição no CadÚnico
Garanta que sua família esteja cadastrada no CadÚnico. Caso contrário, procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para se inscrever.
2. Consulta de Elegibilidade
Verifique se sua família atende aos critérios do programa acessando plataformas online do governo ou indo até o CRAS.
3. Recebimento do Benefício
O auxílio será liberado a partir de novembro, mas os novos inscritos só devem ser finalmente selecionados a partir do ano que vem.
Documentos necessários para cadastro
Para realizar ou atualizar sua inscrição no CadÚnico, são necessários:
- Documento de identificação (RG, CPF ou carteira de trabalho)
- Comprovante de residência
- Documentação de todos os membros da família
Como vai funcionar a retirada dos botijões de gás
- O botijão não será entregue em casa (salvo em casos especiais) — quem for beneficiado vai retirar o gás em revendas credenciadas próximas de onde mora;
- Para fazer isso, serão usados “vouchers” ou vales que validam a retirada gratuita;
- Esses vouchers podem vir por: aplicativo, cartão específico do programa, QR Code ou até por meio da Caixa ou lotéricas;
- A revenda de gás que participar do programa será ressarcida pelo governo pelo valor de referência do botijão no estado;
- Se o preço praticado na revenda for menor que o valor de referência, não haverá troco nem crédito extra.
Uma parte importante: o programa não cobre o frete (o transporte do botijão até a revenda ou até sua casa). Se você quiser que o gás seja entregue, pode ter que pagar por isso.