Uber vai permitir reservar helicópteros e hidroaviões pelo app; veja como vai funcionar

A Uber está prestes a dar um salto literal no transporte urbano.

A partir de 2026, será possível reservar viagens de helicóptero e hidroavião diretamente pelo aplicativo.

A novidade é fruto de uma parceria entre a Uber e a Joby Aviation, empresa que recentemente comprou a Blade, líder em voos curtos de luxo.

O objetivo é transformar essa experiência em um primeiro passo rumo aos táxis aéreos elétricos (eVTOLs), prometendo mais agilidade, menos ruído e menor impacto ambiental.

O que muda com o novo serviço da Uber?

A integração vai permitir que usuários escolham o voo como se estivessem pedindo um UberX. Desse modo, basta abrir o app, selecionar a rota aérea disponível e realizar o pagamento no próprio sistema.

Essa nova etapa marca uma expansão da mobilidade aérea urbana, unindo conforto, tecnologia e sustentabilidade.

Segundo a Joby Aviation, o recurso chegará primeiro a regiões onde a Blade já atua, como Nova York e o sul da Europa.

  • Modalidades disponíveis: helicópteros e hidroaviões.
  • Pagamento: direto no app da Uber.
  • Início previsto: 2026.
  • Mercados iniciais: EUA e Europa.

Parceria estratégica: Uber, Joby e Blade

A iniciativa surgiu logo após a Joby Aviation adquirir o negócio de passageiros da Blade, em agosto de 2025.

Assim, a empresa herdou helipontos, equipes e rotas já em operação, acelerando sua entrada no mercado global.

A Uber, que já havia vendido seu projeto Uber Elevate à Joby anos antes, reconecta agora as duas marcas, desta vez, com um produto pronto para uso.

“A Blade oferece a base perfeita para preparar o público para os eVTOLs, que chegarão em breve”, afirmou a empresa em comunicado oficial.

Além da integração com helicópteros, a experiência deve se expandir para voos elétricos autônomos, que prometem custos menores e operação mais silenciosa.

Onde o serviço estará disponível primeiro?

Os voos da Uber Air começarão onde a Blade já possui infraestrutura. Isso, entretanto, inclui cidades com grande demanda por transporte rápido e alto poder aquisitivo:

  • Nova York (EUA): rotas entre Manhattan e os aeroportos JFK e Newark.
  • Riviera Francesa: conexões entre Nice, Cannes e Mônaco.
  • Sul da Europa: destinos turísticos e rotas costeiras.

Com o tempo, a expectativa é que o serviço se estenda a Dubai, Londres, Tóquio e Los Angeles, conforme a homologação dos eVTOLs avance.

Quanto vai custar reservar um voo pela Uber?

Os preços ainda não foram divulgados oficialmente. No entanto, as tarifas atuais da Blade servem como referência: um voo de Manhattan até o aeroporto JFK custa cerca de US$ 195 por pessoa.

Apesar de caro, o público-alvo inicial é o segmento premium corporativo, que prioriza tempo e conveniência.

A longo prazo, com os táxis aéreos elétricos, a tendência é que os valores caiam progressivamente.

Quais os desafios para a Uber Air decolar?

Embora empolgante, o projeto enfrenta obstáculos importantes:

Imagem de uma viagem aérea de Uber em cima de uma cidade
Imagem: Geração/FDR
  • Regulamentação: cada cidade tem leis diferentes sobre ruído, tráfego e segurança aérea.
  • Infraestrutura: exige helipontos certificados e integração com transporte terrestre.
  • Custo inicial: o serviço deve começar restrito a clientes de alto padrão.
  • Aceitação pública: aeronaves elétricas ainda precisam conquistar confiança e certificação global.

Mesmo assim, especialistas veem a iniciativa como a base da mobilidade urbana aérea, um setor avaliado em mais de US$ 30 bilhões até 2030.

Qual é o futuro dos táxis aéreos (eVTOLs)?

O lançamento em 2026 é apenas o início.

Isso porque, a Joby já testa seus aviões elétricos de decolagem vertical (eVTOLs), capazes de voar até 320 km/h com autonomia de 160 km.

Essas aeronaves serão mais silenciosas e sustentáveis que helicópteros convencionais.

Quando aprovadas, então, substituirão gradualmente os voos da Blade, todos acessíveis pelo app da Uber.

Em poucos anos, o trajeto “Uber Air” poderá ser tão comum quanto o Uber Black.

A chegada da mobilidade aérea ao app da Uber mostra como a empresa quer liderar a transição para um transporte mais rápido e limpo.

Ao unir Joby e Blade, o plano cria um ecossistema pronto para o futuro dos eVTOLs.

Por enquanto, o sonho de pedir um helicóptero pelo celular ainda é luxo para poucos. Mas, se a promessa se cumprir, em breve o céu das grandes cidades estará tão movimentado quanto suas avenidas.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.