CNH: a partir de HOJE (02/10) você pode votar projeto para manter ou anular autoescolas

SALESóPOLIS, SP — A partir de hoje, 02 de outubro, a população tem a chance de participar e opinar sobre um projeto que questiona a necessidade de frequentar autoescolas para obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). 

cnh
CNH: a partir de HOJE (02/10) você pode votar projeto para manter ou anular autoescolas
(Foto: I.A/Sora)

O projeto sugere que futuros motoristas possam se preparar de forma autônoma para o exame da CNH, sem a obrigatoriedade de frequentar as aulas disponíveis nas autoescolas.

Essa abordagem, conforme defensores, pode diminuir os custos envolvidos, tornando o processo mais acessível. Entretanto, surgem questionamentos sobre a qualificação dos novos condutores e os potenciais impactos na segurança viária.

Como a sociedade pode opinar sobre o fim das autoescolas?

A população pode expressar suas opiniões por meio de plataformas digitais mantidas pelo governo para consultas públicas. Especificamente neste caso a consulta foi aberta pelo Ministério dos Transportes. 

O projeto de lei que trata sobre o assunto ficará disponível por 30 dias na plataforma Participa + Brasil. Durante esse período, qualquer cidadão poderá enviar sugestões e contribuições.

O que muda na emissão da CNH?

A proposta é de mudar a exigência de autoescolas para a CNH de categorias A (moto) e B (carro). O projeto permite que quem for emitir sua carteira pela primeira vez possa contratar de forma autônoma os instrutores para se preparar para os exames. 

O Detran cobra um exame teórico e um prático. No entanto, o próprio candidato é que vai definir o número de aulas que acredita ser necessário para participar das provas. 

A projeção do governo federal é que o custo para obtenção da CNH poderá cair em até 80%. Hoje há regiões onde o documento custa mais de R$ 3 mil

Participar da consulta pública é uma oportunidade de moldar o futuro da formação de motoristas no Brasil.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com