SALESóPOLIS, SP — A caderneta de vacinação da criança desempenha um papel crucial para manter o pagamento do Bolsa Família. O benefício requer o cumprimento de algumas condições básicas, o que incluí a atualização das vacinas, para garantir sua continuidade.

(Foto: I.A/Sora)
É fundamental que os responsáveis tomem medidas para garantir a saúde das crianças. O Ministério do Desenvolvimento Social exige que todas as cadernetas de vacinação de crianças vinculadas ao Bolsa Família sejam mantidas atualizadas.
Além disso, é necessário o acompanhamento regular para verificar o desenvolvimento infantil, com a medição de peso e altura das crianças até 7 anos de idade.
Essas são condicionalidades impostas pelo governo para acompanhar se o dinheiro liberado tem ajudado a família a proporcionar saúde, alimentação, educação e outros direitos básicos da criança.
Importância da vacinação dos inscritos no Bolsa Família
O Bolsa Família impõe responsabilidades às famílias visando o bem-estar infantil. A vacinação protege contra doenças e assegura que todas as crianças tenham acesso à saúde básica.
Por isso, quem está inscrito no programa deve obrigatoriamente:
- Vacinar todas as crianças de até 7 anos;
- Manter atualizada a caderneta de vacinação dos jovens até 18 anos;
- Manter atualizada a caderneta de vacinação das mulher em idade fértil, entre 14 e 44 anos.
O governo federal cruza os dados do Ministério da Saúde para verificar se as crianças, mulheres e outros dependentes do Bolsa Família estão cumprindo com as obrigações.
Caso estejam com os dados desatualizados o benefício é suspenso até que as obrigações sejam cumpridas.
Acompanhamento das crianças do Bolsa Família na UBS
Além da vacinação, as crianças de até 7 anos precisam ser levadas semestralmente a UBS (Unidade Básica de Saúde), isto é, a cada seis meses, para o acompanhamento nutricional.
Na ocasião, será medida a altura e o peso da criança a fim de verificar se está dentro do esperado para a sua idade. O responsável familiar que não levar seus dependentes para a medição vai ter o Bolsa Família bloqueado.