Bônus de 50% do seu salário será pago em breve; Confira data oficial

SALESóPOLIS, SP — A aguardada primeira parcela do 13º salário, um bônus de 50% do salário, está prestes a ser depositada. Trabalhar com expectativa e planejamento pode transformar esse recurso em uma ajuda significativa para as finanças pessoais, especialmente no final do ano.

13º salário
Bônus de 50% do seu salário será pago em breve; Confira data oficial
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O pagamento do 13º salário tem um impacto considerável na economia, especialmente no final do ano. Além de beneficiar diretamente os trabalhadores, ele impulsiona o consumo, o que é fundamental para o comércio e outros setores da economia.

Todos os anos o 13º salário é responsável por uma injeção de dinheiro significativa na economia do país, favorecendo o crescimento de diversos segmentos, como turismo, vestuário e entretenimento.

Quem tem direito ao 13º Salário?

  • Trabalhadores com carteira assinada: Inclui trabalhadores rurais, urbanos e domésticos. Quem é demitido sem justa causa também tem direito ao 13º proporcional ao tempo trabalhado.
  • Aposentados e pensionistas: Aqueles que recebem aposentadoria, pensão por morte ou auxílio por incapacidade temporária do INSS. O pagamento pode ser antecipado, dependendo da decisão do governo.
  • Jovens aprendizes: Por serem contratados sob o regime da CLT, têm direito ao 13º salário, além de outros benefícios trabalhistas. 

Como calcular o 13º salário?

O valor do 13º salário corresponde à remuneração integral do trabalhador, considerando o salário que ele recebe regularmente. Para calcular:

  • Se o trabalhador trabalha o ano inteiro, ele receberá o valor total de seu salário como 13º;
  • Caso o trabalhador tenha começado ou terminado o trabalho durante o ano, o valor do 13º será proporcional aos meses trabalhados:
    • salário bruto mensal dividido por 12 e multiplicado pelo número de meses que trabalhou durante 2025;
    • exemplo: 1.800/12 = 150 x 6 meses trabalhados = 900 de 13º. 

O valor final é dividido em duas parcelas, sendo que o segundo pagamento tem desconto de Imposto de Renda e INSS

Quando o 13º salário será pago?

  • Primeira parcela: Deve ser paga até o dia 30 de novembro de cada ano. Ela corresponde a 50% do valor total do 13º, sem descontos;
  • Segunda parcela: Deve ser paga até o 20 de dezembro. Ela corresponde aos outros 50%, já descontadas as contribuições obrigatórias.

Tradicionalmente, o 13º é usado para quitar dívidas, preparar as compras de Natal ou criar uma reserva financeira.

Consultores financeiros sugerem que o uso desse recurso seja planejado para otimizar as finanças pessoais, prometendo um início de ano com estabilidade.

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com