Restituição do Imposto de Renda 2025: último lote paga R$ 1 bilhão a 387 mil contribuintes

A Receita Federal realiza hoje, 30 de setembro, o pagamento do quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda 2025.

Ao todo, mais de 387 mil contribuintes receberão, em um repasse que soma R$ 1,035 bilhão.

O crédito, inclusive, cai automaticamente na conta bancária que o contribuinte informa na declaração ou via Pix, para quem optou por essa modalidade.

Quem recebe a Restituição do Imposto de Renda neste último lote?

Entre os beneficiados pela restituição do imposto de renda, estão grupos com prioridade legal. Sendo assim:

  • 15,6 mil idosos acima de 80 anos;
  • 66,6 mil contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 6,9 mil pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave;
  • 16,9 mil professores que tiveram o magistério como principal fonte de renda.

Além disso, mais de 234 mil contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida ou escolheram restituição via Pix também entram na lista. Já 46,2 mil contribuintes não prioritários completam o grupo.

Como consultar se você está nesse lote?

O contribuinte pode verificar se tem direito à restituição acessando o site da Receita Federal ou o aplicativo “Meu Imposto de Renda”.

Em seguida, basta informar o CPF e usar a conta Gov.br. No sistema, aparecem as informações sobre o processamento da declaração, além de mensagens específicas:

  • Em fila de restituição”: significa que já houve o processamento, mas o crédito ainda não caiu.
  • Pendências de malha”: indica inconsistências que precisam ser corrigidas.

Se houver erro, é possível enviar uma declaração retificadora para liberar a restituição nos próximos lotes residuais.

O que fazer se não recebeu?

Quem não recebe neste quinto lote deve verificar, antes de tudo, se caiu na malha fina do IRPF.

Nessa situação, é importante analisar o extrato do processamento e corrigir divergências.

Além disso, pode haver atrasos para quem entregou a declaração fora do prazo.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.