SALESóPOLIS, SP — O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve liberar uma parcela extra do 13º salário em 2025. Essa novidade traz alívio para muitos cidadãos, mas apenas um grupo seleto de beneficiários é que terão acesso a quantia.

(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
Seguindo as regras do ano passado, o INSS deve liberar em novembro uma parcela única do 13º salário para os beneficiários que começaram a receber a partir de junho de 2025 terão direito a essa quantia adicional.
Quem terá direito à parcela extra do 13º salário do INSS?
A parcela extra do 13º salário do INSS é exclusiva para aqueles que iniciaram o recebimento de seus benefícios a partir de junho de 2025.
Até o momento, o INSS não divulgou o número de beneficiários que terão direito a essa parcela adicional.
Em abril e maio deste ano as duas primeiras parcelas já foram pagas, contemplando cerca de 30 milhões de pessoas. Esse grupo, que já recebeu o benefício esse ano, não vai receber o 13º novamente.
Quanto vai ser pago no 13º salário do INSS em novembro?
Diferente do pagamento do início do ano, dessa vez o 13º salário do INSS vai ser liberado em parcela única, junto com o pagamento de novembro.
Outra diferença é que a quantia não será igual ao pagamento integral feito todos os meses. Na verdade, será proporcional aos meses em que o cidadão tem recebido o benefício previdenciário.
O cálculo funciona assim:
- Salário mensal dividido por 12;
- Resultado multiplicado pelo número de meses em que o aposentado ou pensionista recebeu o auxílio este ano.