Fake News: novo cadastro do governo NÃO vai aumentar o valor do seu aluguel

SALESóPOLIS, SP — Rumores têm circulado sobre um suposto aumento nos aluguéis de imóveis devido ao novo cadastro do governo. Entretanto, essa informação é incorreta, segundo a Secretaria de Comunicação. Vamos entender melhor essa situação e acalmar os ânimos.

imposto aluguel
Fake News: novo cadastro do governo NÃO vai aumentar o valor do seu aluguel
(Foto: I.A/Sora)

O governo criou o CIB (Cadastro Imobiliário Brasileiro) com objetivo de consolidar os diversos cadastros imobiliários existentes nos municípios e cartórios em uma única base de dados nacional.

Isso visa proporcionar maior segurança jurídica em transações imobiliárias e facilitar a implementação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA dual), que substituirá tributos como ICMS, ISS, IPI, PIS e COFINS.

Benefícios do CIB

  • Segurança jurídica: Ao consolidar os cadastros existentes, o CIB proporciona maior transparência e segurança nas transações imobiliárias.
  • Redução de impostos: O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o CIB pode contribuir para a redução de impostos cobrados sobre aluguéis, especialmente para imóveis destinados a famílias com renda baixa.
  • Isenção para locações de baixo valor: Locações de até três imóveis, com valor inferior a R$ 240 mil anuais, não terão tributação para pessoas físicas.
  • Cashback para famílias de baixa renda: Famílias incluídas no Cadastro Único que pagam aluguéis superiores a R$ 600 poderão receber parte do imposto de volta por meio de um sistema de cashback.

O Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB) é uma ferramenta que visa modernizar e simplificar a gestão imobiliária no país, sem implicar em aumento de impostos sobre aluguéis.

Pelo contrário, ele pode contribuir para a redução da carga tributária e oferecer benefícios para famílias de baixa renda. É importante estar atento às informações oficiais e não se deixar levar por desinformações que circulam nas redes sociais.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com