Conta de energia vai mudar a partir de AMANHÃ (01/10) – Confira os novos custos

SALESóPOLIS, SP — A partir de amanhã, 1º de outubro, sua conta de energia sofrerá grandes mudanças. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou a implementação da bandeira tarifária vermelha patamar 1 que vai mexer com o bolso de toda população.

energia
Conta de energia vai mudar a partir de AMANHÃ (01/10) – Confira os novos custos
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A bandeira tarifária vermelha patamar 1 sinaliza alto custo na geração de energia devido à baixa pluviosidade, diminuindo os níveis dos reservatórios das hidrelétricas.

Isso é, com o baixo volume de chuvas os níveis dos reservatórios não são favoráveis para a geração das usinas hidrelétricas. Diante desse cenário, há necessidade de acionamento de usinas termelétricas que são mais caras.

Para bancar o uso das termelétricas os consumidores precisam pagar por um adicional de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Impacto na sua conta de energia

  • Aumento nos Gastos: A aplicação da bandeira vermelha patamar 1 pode aumentar sua conta de energia, exigindo reorganização financeira.
  • Consumo Consciente: Essa tarifa incentiva o consumo consciente de energia. Escolha equipamentos eficientes e reduza o tempo de uso para controlar os custos.
  • Planejamento Financeiro: Com a economia instável, considere o impacto dessa mudança em suas finanças. Ajustar seus hábitos e planejar com antecedência é fundamental.

Como reduzir o consumo de energia elétrica?

  • Aproveite a Luz Natural: Mantenha as cortinas abertas durante o dia para maximizar a iluminação natural.
  • Desligue Aparelhos: Desconecte equipamentos da tomada quando não estiverem em uso.
  • Revise a Fiação: Uma inspeção elétrica pode revelar problemas que elevam o consumo de energia.

A mudança responde à crise hídrica em várias regiões do Brasil. A ANEEL justificou a medida necessária para manter o serviço e a capacidade de geração nos próximos meses. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com